Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 209
CINEMA E EDUCAÇÃO: PERCEPÇÕES DA EXPRESSIVIDADE DO CORPO EM DOUTORES DA ALEGRIA

Palavra-chaves: EXPRESSIVIDADE, CORPO, EDUCAÇÃO, TEATRO, Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE TRABALHO DESCREVE A ANÁLISE DO FILME DOUTORES DA ALEGRIA, DESTACANDO OS ASPECTOS EDUCATIVOS PRESENTES NA OBRA, ALÉM DE CONCILIAR O CINEMA COM OUTRAS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS, COMO A CIRCENSE E A TEATRAL COM A EDUCAÇÃO FORMAL E INFORMAL. TAMBÉM É APRESENTADA A MULTIRREPRESENTATIVIDADE DO ATOR ENQUANTO PALHAÇO PARA INTERAGIR E COMPARTILHAR DAS ANGÚSTIAS E ANSEIOS DE SEU PÚBLICO, MAS RESGATANDO PERSPECTIVAS PROGRESSISTAS E LIBERTADORAS. O IMPROVISO E A PREPARAÇÃO SÃO DUAS FERRAMENTAS COMPLEMENTARES E INDISPENSÁVEIS NO TRABALHO DO PALHAÇO, POR ISSO ELAS SÃO DESVELADAS NESTE ARTIGO, COM ÊNFASE NA RELEVÂNCIA QUE POSSUEM. ADEMAIS, É INVESTIGADA A INTER-RELAÇÃO DO HUMANO COM O MUNDO, QUESITO ESTE PRESENTE EM OUTRAS OBRAS, COMO NO FILME O CIRCO E NO COTIDIANO, COMO NAS INTERVENÇÕES DO GRUPO VOLUNTÁRIO APRENDIZES DO RISO. SENSIBILIDADE E EMPATIA REVELAM-SE FATORES PREPONDERANTES TANTO NAS OBRAS E AÇÕES ANALISADAS QUANTO NO PRÓPRIO PROCESSO DE PESQUISA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.