Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB A ÓTICA DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, ENSINO DE CIÊNCIAS, METODOLOGIAS, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

A EDUCAÇÃO É UM REFLEXO DA SOCIEDADE, DO CONTEXTO POLÍTICO, HISTÓRICO E CULTURAL EM QUE ESTÁ INSERIDA, SENDO REFORMULADA DE ACORDO COM OS INTERESSES DA COLETIVIDADE. NO BRASIL, DIVERSAS MUDANÇAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS SÃO OBSERVADAS AO LONGO DO TEMPO, SEMPRE INFLUENCIADAS PELAS DEMANDAS POLÍTICAS E SOCIAIS. ASSIM, A EDUCAÇÃO APRESENTA INÚMERAS CARACTERÍSTICAS DE UM ENSINO TRADICIONAL, ONDE SOMENTE O PROFESSOR É O DETENTOR DO SABER ENQUANTO OS DOS ALUNOS SÃO MEROS RECEPTORES. COM O PASSAR DO TEMPO OS ALUNOS PODEM PERDER O INTERESSE PELAS AULAS, POIS ALÉM DE SEUS CONHECIMENTOS NÃO SEREM VALORIZADOS, NÃO SÃO UTILIZADAS DIFERENTES METODOLOGIAS PARA A REALIZAÇÃO DAS AULAS. POR DIVERSOS MOTIVOS, MUITOS PROFESSORES NÃO UTILIZAM DIFERENTES METODOLOGIAS, SEJA POR FALTA DE ESTRUTURA, TEMPO OU POR NÃO ACREDITAREM QUE ISSO PODE AJUDAR NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. NESSE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO ENTENDER A CONCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA A RESPEITO DO USO DE METODOLOGIAS DE ENSINO DO COMPONENTE CURRICULAR CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS NA CIDADE DO RECIFE/PE. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE NÃO EXISTE APENAS UMA METODOLOGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, APESAR DE ACREDITAREM QUE AS METODOLOGIAS ATIVAS SÃO AS MAIS ADEQUADAS. BEM COMO, É PRECISO PROMOVER AOS ALUNOS UMA APRENDIZAGEM SENSO CRÍTICO, NO QUAL OS ESTUDANTES POSSAM SE TORNAR CIDADÃOS ATIVOS, REALIZAR ESCOLHAS CONSCIENTES E CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA.

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