O IDEB É UM INDICADOR QUE MEDE O DESEMPENHO DO ENSINO OU QUALIDADE DO ENSINO. PARA ISSO, ALGUNS FATORES EXTERNOS CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE CONTEXTO ESCOLAR. UM DELES É O INVESTIMENTO ATRELADO À EDUCAÇÃO. DENTRE OUTROS, PODE SE AFIRMAR QUE A QUALIDADE HABITACIONAL PODE INTERFERIR NA QUALIDADE DO ALUNO SE DESENVOLVER. NESSE SENTIDO, ESTA PESQUISA OBJETIVOU ANALISAR SE A QUALIDADE HABITACIONAL INFLUENCIA NO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO COM BASE NO IDEB. A AMOSTRA COMPREENDEU OS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL REFERINDO-SE AO ANO DE 2017. OS DADOS FORAM ANALISADOS POR MEIO DE REGRESSÃO LINEAR MÚLTIPLA, SENDO 364 MUNICÍPIOS ANALISADOS. OS RESULTADOS APONTARAM RELAÇÃO DE SIGNIFICÂNCIA DOS GASTOS, EVASÃO ESCOLAR E QUALIDADE HABITACIONAL NO DESENVOLVIMENTO DO IDEB, O QUE SE ESPERAVA. OS DADOS MOSTRARAM-SE POSITIVAMENTE RELACIONADOS COM A QUALIDADE HABITACIONAL. CORROBORANDO COM DIVERSOS AUTORES QUE DEFENDEM A IDEIA DE QUE FATORES SOCIAIS PODEM INFLUENCIAR NO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO E NÃO PODEM SER IGNORADOS. DE FORMA GERAL, CONCLUI-SE QUE A BUSCA POR MAIS RELAÇÕES EXTERNAS JUNTO AO DESENVOLVIMENTO DO ALUNO PODEM EXPLICAR O DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO PAÍS.