Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERSPECTIVAS DO ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Palavra-chaves: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, , ENSINO À DISTÂNCIA, , AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZADO., , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69286
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 877
    "inscrito_id" => 5813
    "titulo" => "PERSPECTIVAS DO ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA"
    "resumo" => "AS TECNOLOGIAS ESTÃO AMPLAMENTE INSERIDAS NO CONTEXTO SOCIAL, MAS A SUA INSERÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL AINDA TEM ENFRENTADO BARREIRAS, NECESSITANDO DE UMA REORGANIZAÇÃO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. ATUALMENTE, COM A PANDEMIA DE COVID-19, ESSA DISCUSSÃO SOBRE O USO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NO ÂMBITO ESCOLAR TEM TOMADO NOVAS PROPORÇÕES. ASSIM, O TRABALHO BUSCA ENTENDER A VISÃO DE ALUNOS E PROFESSORES SOBRE A ATUAL SITUAÇÃO QUE A EDUCAÇÃO BRASILEIRA ESTÁ VIVENCIANDO, AVERIGUANDO O NÍVEL DE EFETIVIDADE DO ENSINO REMOTO NA PRÁTICA PROFISSIONAL DOS PROFESSORES E NO APRENDIZADO DOS ALUNOS, TANTO EM ESCOLAS PÚBLICAS COMO PARTICULARES. A PESQUISA DE CARÁTER QUANTITATIVO OCORREU POR MEIO DA APLICAÇÃO DE FORMULÁRIOS ELETRÔNICOS A ALUNOS E PROFESSORES QUE FREQUENTAM ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS, NAS MAIS VARIADAS ETAPAS E MODALIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. O FORMULÁRIO ELETRÔNICO FOI ACESSADO POR 114 ESTUDANTES E 70 PROFESSORES MEDIANTE A DIVULGAÇÃO DOS LINKS EM REDES SOCIAIS. POR MEIO DESTE, PERCEBEU-SE QUE OS ALUNOS E PROFESSORES DEMONSTRAM QUE ESTÁ SENDO UM GRANDE DESAFIO SE ADAPTAR A ESSA NOVA FORMA DE ENSINAR E APRENDER. MESMO ESTANDO NA CHAMADA “ERA DIGITAL” A PRINCIPAL BARREIRA ENFRENTADA PELOS PROFESSORES NO ENSINO REMOTO É O DOMÍNIO DA TECNOLOGIA. OS ALUNOS ENFRENTAM OUTRAS DIFICULDADES COMO TER ACESSO AOS RECURSOS TECNOLÓGICOS, INTERNET DE QUALIDADE, AMBIENTE DE ESTUDO ADEQUADO E ACOMPANHAMENTO FAMILIAR, PRINCIPALMENTE OS DE BAIXA RENDA E DE ESCOLA PÚBLICA. MESMO ASSIM, ESSE MODELO DE ENSINO ALÉM DOS ESPAÇOS ESCOLARES ESTA ENRIQUECIMENTO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO PROMOVENDO NOVAS COMPETÊNCIAS E ESTIMULANDO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DE UM NOVO PARADIGMA EDUCACIONAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO,, ENSINO À DISTÂNCIA,, AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZADO., , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID5813_28082020183855.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUÇAMARA BESERRA HOLANDA DA FONSÊCA"
    "autor_nome_curto" => "LUÇAMARA"
    "autor_email" => "samarabio.epp@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ -IFPI"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69286
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 877
    "inscrito_id" => 5813
    "titulo" => "PERSPECTIVAS DO ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA"
    "resumo" => "AS TECNOLOGIAS ESTÃO AMPLAMENTE INSERIDAS NO CONTEXTO SOCIAL, MAS A SUA INSERÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL AINDA TEM ENFRENTADO BARREIRAS, NECESSITANDO DE UMA REORGANIZAÇÃO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. ATUALMENTE, COM A PANDEMIA DE COVID-19, ESSA DISCUSSÃO SOBRE O USO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NO ÂMBITO ESCOLAR TEM TOMADO NOVAS PROPORÇÕES. ASSIM, O TRABALHO BUSCA ENTENDER A VISÃO DE ALUNOS E PROFESSORES SOBRE A ATUAL SITUAÇÃO QUE A EDUCAÇÃO BRASILEIRA ESTÁ VIVENCIANDO, AVERIGUANDO O NÍVEL DE EFETIVIDADE DO ENSINO REMOTO NA PRÁTICA PROFISSIONAL DOS PROFESSORES E NO APRENDIZADO DOS ALUNOS, TANTO EM ESCOLAS PÚBLICAS COMO PARTICULARES. A PESQUISA DE CARÁTER QUANTITATIVO OCORREU POR MEIO DA APLICAÇÃO DE FORMULÁRIOS ELETRÔNICOS A ALUNOS E PROFESSORES QUE FREQUENTAM ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS, NAS MAIS VARIADAS ETAPAS E MODALIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. O FORMULÁRIO ELETRÔNICO FOI ACESSADO POR 114 ESTUDANTES E 70 PROFESSORES MEDIANTE A DIVULGAÇÃO DOS LINKS EM REDES SOCIAIS. POR MEIO DESTE, PERCEBEU-SE QUE OS ALUNOS E PROFESSORES DEMONSTRAM QUE ESTÁ SENDO UM GRANDE DESAFIO SE ADAPTAR A ESSA NOVA FORMA DE ENSINAR E APRENDER. MESMO ESTANDO NA CHAMADA “ERA DIGITAL” A PRINCIPAL BARREIRA ENFRENTADA PELOS PROFESSORES NO ENSINO REMOTO É O DOMÍNIO DA TECNOLOGIA. OS ALUNOS ENFRENTAM OUTRAS DIFICULDADES COMO TER ACESSO AOS RECURSOS TECNOLÓGICOS, INTERNET DE QUALIDADE, AMBIENTE DE ESTUDO ADEQUADO E ACOMPANHAMENTO FAMILIAR, PRINCIPALMENTE OS DE BAIXA RENDA E DE ESCOLA PÚBLICA. MESMO ASSIM, ESSE MODELO DE ENSINO ALÉM DOS ESPAÇOS ESCOLARES ESTA ENRIQUECIMENTO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO PROMOVENDO NOVAS COMPETÊNCIAS E ESTIMULANDO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DE UM NOVO PARADIGMA EDUCACIONAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO,, ENSINO À DISTÂNCIA,, AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZADO., , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID5813_28082020183855.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUÇAMARA BESERRA HOLANDA DA FONSÊCA"
    "autor_nome_curto" => "LUÇAMARA"
    "autor_email" => "samarabio.epp@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ -IFPI"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

AS TECNOLOGIAS ESTÃO AMPLAMENTE INSERIDAS NO CONTEXTO SOCIAL, MAS A SUA INSERÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL AINDA TEM ENFRENTADO BARREIRAS, NECESSITANDO DE UMA REORGANIZAÇÃO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. ATUALMENTE, COM A PANDEMIA DE COVID-19, ESSA DISCUSSÃO SOBRE O USO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NO ÂMBITO ESCOLAR TEM TOMADO NOVAS PROPORÇÕES. ASSIM, O TRABALHO BUSCA ENTENDER A VISÃO DE ALUNOS E PROFESSORES SOBRE A ATUAL SITUAÇÃO QUE A EDUCAÇÃO BRASILEIRA ESTÁ VIVENCIANDO, AVERIGUANDO O NÍVEL DE EFETIVIDADE DO ENSINO REMOTO NA PRÁTICA PROFISSIONAL DOS PROFESSORES E NO APRENDIZADO DOS ALUNOS, TANTO EM ESCOLAS PÚBLICAS COMO PARTICULARES. A PESQUISA DE CARÁTER QUANTITATIVO OCORREU POR MEIO DA APLICAÇÃO DE FORMULÁRIOS ELETRÔNICOS A ALUNOS E PROFESSORES QUE FREQUENTAM ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS, NAS MAIS VARIADAS ETAPAS E MODALIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. O FORMULÁRIO ELETRÔNICO FOI ACESSADO POR 114 ESTUDANTES E 70 PROFESSORES MEDIANTE A DIVULGAÇÃO DOS LINKS EM REDES SOCIAIS. POR MEIO DESTE, PERCEBEU-SE QUE OS ALUNOS E PROFESSORES DEMONSTRAM QUE ESTÁ SENDO UM GRANDE DESAFIO SE ADAPTAR A ESSA NOVA FORMA DE ENSINAR E APRENDER. MESMO ESTANDO NA CHAMADA “ERA DIGITAL” A PRINCIPAL BARREIRA ENFRENTADA PELOS PROFESSORES NO ENSINO REMOTO É O DOMÍNIO DA TECNOLOGIA. OS ALUNOS ENFRENTAM OUTRAS DIFICULDADES COMO TER ACESSO AOS RECURSOS TECNOLÓGICOS, INTERNET DE QUALIDADE, AMBIENTE DE ESTUDO ADEQUADO E ACOMPANHAMENTO FAMILIAR, PRINCIPALMENTE OS DE BAIXA RENDA E DE ESCOLA PÚBLICA. MESMO ASSIM, ESSE MODELO DE ENSINO ALÉM DOS ESPAÇOS ESCOLARES ESTA ENRIQUECIMENTO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO PROMOVENDO NOVAS COMPETÊNCIAS E ESTIMULANDO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DE UM NOVO PARADIGMA EDUCACIONAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.