AS TECNOLOGIAS ESTÃO AMPLAMENTE INSERIDAS NO CONTEXTO SOCIAL, MAS A SUA INSERÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL AINDA TEM ENFRENTADO BARREIRAS, NECESSITANDO DE UMA REORGANIZAÇÃO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. ATUALMENTE, COM A PANDEMIA DE COVID-19, ESSA DISCUSSÃO SOBRE O USO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NO ÂMBITO ESCOLAR TEM TOMADO NOVAS PROPORÇÕES. ASSIM, O TRABALHO BUSCA ENTENDER A VISÃO DE ALUNOS E PROFESSORES SOBRE A ATUAL SITUAÇÃO QUE A EDUCAÇÃO BRASILEIRA ESTÁ VIVENCIANDO, AVERIGUANDO O NÍVEL DE EFETIVIDADE DO ENSINO REMOTO NA PRÁTICA PROFISSIONAL DOS PROFESSORES E NO APRENDIZADO DOS ALUNOS, TANTO EM ESCOLAS PÚBLICAS COMO PARTICULARES. A PESQUISA DE CARÁTER QUANTITATIVO OCORREU POR MEIO DA APLICAÇÃO DE FORMULÁRIOS ELETRÔNICOS A ALUNOS E PROFESSORES QUE FREQUENTAM ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS, NAS MAIS VARIADAS ETAPAS E MODALIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. O FORMULÁRIO ELETRÔNICO FOI ACESSADO POR 114 ESTUDANTES E 70 PROFESSORES MEDIANTE A DIVULGAÇÃO DOS LINKS EM REDES SOCIAIS. POR MEIO DESTE, PERCEBEU-SE QUE OS ALUNOS E PROFESSORES DEMONSTRAM QUE ESTÁ SENDO UM GRANDE DESAFIO SE ADAPTAR A ESSA NOVA FORMA DE ENSINAR E APRENDER. MESMO ESTANDO NA CHAMADA “ERA DIGITAL” A PRINCIPAL BARREIRA ENFRENTADA PELOS PROFESSORES NO ENSINO REMOTO É O DOMÍNIO DA TECNOLOGIA. OS ALUNOS ENFRENTAM OUTRAS DIFICULDADES COMO TER ACESSO AOS RECURSOS TECNOLÓGICOS, INTERNET DE QUALIDADE, AMBIENTE DE ESTUDO ADEQUADO E ACOMPANHAMENTO FAMILIAR, PRINCIPALMENTE OS DE BAIXA RENDA E DE ESCOLA PÚBLICA. MESMO ASSIM, ESSE MODELO DE ENSINO ALÉM DOS ESPAÇOS ESCOLARES ESTA ENRIQUECIMENTO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO PROMOVENDO NOVAS COMPETÊNCIAS E ESTIMULANDO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DE UM NOVO PARADIGMA EDUCACIONAL.