O PRESENTE ARTIGO VERSA SOBRE A UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS ENQUANTO MECANISMO DE APRENDIZAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS: ÉTICA, PLURALIDADE CULTURAL E SAÚDE, PROPOSTOS PELOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN), TENDO COMO OBJETIVO GERAL O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL NA FORMAÇÃO DO SUJEITO. A AMOSTRA SELECIONADA PARA ESTA PESQUISA DE CAMPO ENVOLVE ESTUDANTES NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 7 E 9 ANOS, MATRICULADOS NUMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE MACEIÓ. DÁ-SE DESTAQUE ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, POSSIBILITANDO A (RE)CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS E JUÍZOS DE VALOR A PARTIR DA APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DIANTE DE UMA PERSPECTIVA LÚDICA, ATRAENTE E PARTICIPATIVA DO CORPO ESTUDADO. TRABALHOU-SE ASPECTOS ENVOLVENDO INCLUSÃO SOCIAL, HIGIENE PESSOAL E A DESCONSTRUÇÃO DA VIOLÊNCIA. PARA EMBASAR À PROPOSTA FORAM UTILIZADOS AUTORES NACIONAIS E INTERNACIONAIS, ALÉM DE DOCUMENTOS EDUCACIONAIS OFICIAIS EM VIGOR.