O ENSINO DE MATEM?TICA, NA PERSPECTIVA DESSA PESQUISA, VAI AL?M DE APRENDER A APLICAR F?RMULAS EM SITUA??ES PROBLEMAS. ? NECESS?RIO DESENVOLVER HABILIDADES QUE PERMITAM REFUTAR RESULTADOS, QUESTIONAR DETERMINADOS PROCEDIMENTOS DE C?LCULO E RELACIONAR DIFERENTES CAMINHOS DE RESOLU??O DE UM PROBLEMA. ASSIM, O VALOR DA RESPOSTA CORRETA CEDE ESPA?O PARA O PROCESSO DE RESOLU??O. NESSE SENTIDO, ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO ANALISAR ESTRAT?GIAS PESSOAIS DE ESTUDANTES DO 5? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIANTE DE PROBLEMAS DE PENSAMENTO COMBINAT?RIO. A DISCUSS?O TE?RICA QUE FUNDAMENTA AS AN?LISES EST? PAUTADA, PRINCIPALMENTE, NOS ESTUDOS DE HAZZAN; AQUINO, ENTRE OUTROS. A PESQUISA ASSUMIU UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DO TIPO EXPLORAT?RIA E FOI DESENVOLVIDA EM UMA ESCOLA P?BLICA DA REDE MUNICIPAL DE CURU?? (PA) COM ALUNOS DO 5? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DURANTE AS AULAS DE MATEM?TICA. O MATERIAL EMP?RICO FOI CONSTRU?DO A PARTIR DOS REGISTROS DAS RESOLU??ES DAS ATIVIDADES PROPOSTAS E ESSE MATERIAL FOI UTILIZADO NA AN?LISE DE FORMA INTERPRETATIVA. A PESQUISA APONTOU QUE O PROCESSO DE INTERPRETA??O DAS ESTRAT?GIAS UTILIZADAS PELOS ESTUDANTES PARA RESOLVER PROBLEMAS DE COMBINAT?RIA POSSIBILITA AO PROFESSOR PERCEBER O CONHECIMENTO MATEM?TICO MOBILIZADO NAS RESOLU??ES E, PRINCIPALMENTE, A COMPREENS?O SOBRE A LINGUAGEM MATEM?TICA.