Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROBLEMAS DE PENSAMENTO COMBINATÓRIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: PENSAMENTO COMBINATÓRIO, APRENDIZAGEM, ENSINO, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2020-11-04 09:38:28"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69355
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 120
    "inscrito_id" => 2584
    "titulo" => "PROBLEMAS DE PENSAMENTO COMBINATÓRIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O ENSINO DE MATEM?TICA, NA PERSPECTIVA DESSA PESQUISA, VAI AL?M DE APRENDER A APLICAR F?RMULAS EM SITUA??ES PROBLEMAS. ? NECESS?RIO DESENVOLVER HABILIDADES QUE PERMITAM REFUTAR RESULTADOS, QUESTIONAR DETERMINADOS PROCEDIMENTOS DE C?LCULO E RELACIONAR DIFERENTES CAMINHOS DE RESOLU??O DE UM PROBLEMA. ASSIM, O VALOR DA RESPOSTA CORRETA CEDE ESPA?O PARA O PROCESSO DE RESOLU??O. NESSE SENTIDO, ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO ANALISAR ESTRAT?GIAS PESSOAIS DE ESTUDANTES DO 5? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIANTE DE PROBLEMAS DE PENSAMENTO COMBINAT?RIO. A DISCUSS?O TE?RICA QUE FUNDAMENTA AS AN?LISES EST? PAUTADA, PRINCIPALMENTE, NOS ESTUDOS DE HAZZAN; AQUINO, ENTRE OUTROS. A PESQUISA ASSUMIU UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DO TIPO EXPLORAT?RIA E FOI DESENVOLVIDA EM UMA ESCOLA P?BLICA DA REDE MUNICIPAL DE CURU?? (PA) COM ALUNOS DO 5? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DURANTE AS AULAS DE MATEM?TICA. O MATERIAL EMP?RICO FOI CONSTRU?DO A PARTIR DOS REGISTROS DAS RESOLU??ES DAS ATIVIDADES PROPOSTAS E ESSE MATERIAL FOI UTILIZADO NA AN?LISE DE FORMA INTERPRETATIVA. A PESQUISA APONTOU QUE O PROCESSO DE INTERPRETA??O DAS ESTRAT?GIAS UTILIZADAS PELOS ESTUDANTES PARA RESOLVER PROBLEMAS DE COMBINAT?RIA POSSIBILITA AO PROFESSOR PERCEBER O CONHECIMENTO MATEM?TICO MOBILIZADO NAS RESOLU??ES E, PRINCIPALMENTE, A COMPREENS?O SOBRE A LINGUAGEM MATEM?TICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "PENSAMENTO COMBINATÓRIO, APRENDIZAGEM, ENSINO, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID2584_26042020212227.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIO COLINS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FABIO COLINS"
    "autor_email" => "formador.ufpa@gmail.com"
    "autor_ies" => "SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO PARÁ (SEDUC-PA)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69355
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 120
    "inscrito_id" => 2584
    "titulo" => "PROBLEMAS DE PENSAMENTO COMBINATÓRIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O ENSINO DE MATEM?TICA, NA PERSPECTIVA DESSA PESQUISA, VAI AL?M DE APRENDER A APLICAR F?RMULAS EM SITUA??ES PROBLEMAS. ? NECESS?RIO DESENVOLVER HABILIDADES QUE PERMITAM REFUTAR RESULTADOS, QUESTIONAR DETERMINADOS PROCEDIMENTOS DE C?LCULO E RELACIONAR DIFERENTES CAMINHOS DE RESOLU??O DE UM PROBLEMA. ASSIM, O VALOR DA RESPOSTA CORRETA CEDE ESPA?O PARA O PROCESSO DE RESOLU??O. NESSE SENTIDO, ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO ANALISAR ESTRAT?GIAS PESSOAIS DE ESTUDANTES DO 5? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIANTE DE PROBLEMAS DE PENSAMENTO COMBINAT?RIO. A DISCUSS?O TE?RICA QUE FUNDAMENTA AS AN?LISES EST? PAUTADA, PRINCIPALMENTE, NOS ESTUDOS DE HAZZAN; AQUINO, ENTRE OUTROS. A PESQUISA ASSUMIU UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DO TIPO EXPLORAT?RIA E FOI DESENVOLVIDA EM UMA ESCOLA P?BLICA DA REDE MUNICIPAL DE CURU?? (PA) COM ALUNOS DO 5? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DURANTE AS AULAS DE MATEM?TICA. O MATERIAL EMP?RICO FOI CONSTRU?DO A PARTIR DOS REGISTROS DAS RESOLU??ES DAS ATIVIDADES PROPOSTAS E ESSE MATERIAL FOI UTILIZADO NA AN?LISE DE FORMA INTERPRETATIVA. A PESQUISA APONTOU QUE O PROCESSO DE INTERPRETA??O DAS ESTRAT?GIAS UTILIZADAS PELOS ESTUDANTES PARA RESOLVER PROBLEMAS DE COMBINAT?RIA POSSIBILITA AO PROFESSOR PERCEBER O CONHECIMENTO MATEM?TICO MOBILIZADO NAS RESOLU??ES E, PRINCIPALMENTE, A COMPREENS?O SOBRE A LINGUAGEM MATEM?TICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "PENSAMENTO COMBINATÓRIO, APRENDIZAGEM, ENSINO, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID2584_26042020212227.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIO COLINS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FABIO COLINS"
    "autor_email" => "formador.ufpa@gmail.com"
    "autor_ies" => "SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO PARÁ (SEDUC-PA)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O ENSINO DE MATEM?TICA, NA PERSPECTIVA DESSA PESQUISA, VAI AL?M DE APRENDER A APLICAR F?RMULAS EM SITUA??ES PROBLEMAS. ? NECESS?RIO DESENVOLVER HABILIDADES QUE PERMITAM REFUTAR RESULTADOS, QUESTIONAR DETERMINADOS PROCEDIMENTOS DE C?LCULO E RELACIONAR DIFERENTES CAMINHOS DE RESOLU??O DE UM PROBLEMA. ASSIM, O VALOR DA RESPOSTA CORRETA CEDE ESPA?O PARA O PROCESSO DE RESOLU??O. NESSE SENTIDO, ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO ANALISAR ESTRAT?GIAS PESSOAIS DE ESTUDANTES DO 5? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIANTE DE PROBLEMAS DE PENSAMENTO COMBINAT?RIO. A DISCUSS?O TE?RICA QUE FUNDAMENTA AS AN?LISES EST? PAUTADA, PRINCIPALMENTE, NOS ESTUDOS DE HAZZAN; AQUINO, ENTRE OUTROS. A PESQUISA ASSUMIU UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DO TIPO EXPLORAT?RIA E FOI DESENVOLVIDA EM UMA ESCOLA P?BLICA DA REDE MUNICIPAL DE CURU?? (PA) COM ALUNOS DO 5? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DURANTE AS AULAS DE MATEM?TICA. O MATERIAL EMP?RICO FOI CONSTRU?DO A PARTIR DOS REGISTROS DAS RESOLU??ES DAS ATIVIDADES PROPOSTAS E ESSE MATERIAL FOI UTILIZADO NA AN?LISE DE FORMA INTERPRETATIVA. A PESQUISA APONTOU QUE O PROCESSO DE INTERPRETA??O DAS ESTRAT?GIAS UTILIZADAS PELOS ESTUDANTES PARA RESOLVER PROBLEMAS DE COMBINAT?RIA POSSIBILITA AO PROFESSOR PERCEBER O CONHECIMENTO MATEM?TICO MOBILIZADO NAS RESOLU??ES E, PRINCIPALMENTE, A COMPREENS?O SOBRE A LINGUAGEM MATEM?TICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.