O ENSINO REMOTO DE EMERGÊNCIA É UMA REALIDADE DAS ESCOLAS PÚBLICAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19, NESTE TRABALHO FOCALIZAMOS O PROFESSOR DE 1º A 5º ANO DE ESCOLAS PÚBLICAS NO INTERIOR DO PIAUÍ, OBJETIVANDO REFLETIR A PRÁTICA DOS PROFESSORES FRENTE ÀS AULAS REMOTAS; COMPREENDER COMO OS CURSOS DE FORMAÇÃO CONTRIBUÍRAM PARA O ENFRENTAMENTO DESTA REALIDADE; ELENCAR AS DIFICULDADES TECNOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS E INVESTIGAR A PERSPECTIVA QUE ELES POSSUEM SOBRE A EDUCAÇÃO NO FUTURO PÓS-PANDEMIA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DESCRITIVA COM ABORDAGEM QUANTI-QUALITATIVA, COM ANÁLISE DE QUESTIONÁRIOS EM FORMATO DE FORMULÁRIO ONLINE. OS PROFESSORES COMPARTILHARAM SUAS EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS E CONCLUI-SE QUE O ENSINO REMOTO ESTÁ OCORRENDO, ATRAVÉS DE ENTREGA DE ATIVIDADES, MATERIAIS IMPRESSOS E LIVROS DIDÁTICOS, AS DIFICULDADES APONTADAS PELOS PROFESSORES SÃO DE ACESSO E UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, POR PROFESSORES E ALUNOS, A DIFICULDADE DE COMUNICAÇÃO COM AS FAMÍLIAS. QUANTO A FORMAÇÃO INICIAL FOI APREENDIDO QUE OS SUJEITOS REFLETIRAM SUA PRÁTICA NA EXECUÇÃO DAS AULAS REMOTAS, E A MAIORIA RELATA QUE SEU CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL NÃO OS PREPAROU PARA DESAFIOS COMO ESSE, PRINCIPALMENTE PARA O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS, A MAIORIA RELATOU QUE NÃO PARTICIPOU DE CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA, MAS QUE JULGAM NECESSÁRIO BUSCAR UMA FORMAÇÃO CONTÍNUA FRENTE A ESTES NOVOS DESAFIOS. CONCLUI-SE QUE O ENSINO REMOTO DE EMERGÊNCIA INSTIGOU OS PROFESSORES A REFLETIREM SOBRE SUAS PRÁTICAS E SUAS PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS PÓS-PANDEMIA SÃO DE UMA PRÁTICA VOLTADA PARA A INSERÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL.