ESTE ARTIGO APRESENTA A SÍNTESE TEÓRICA DE UM ESTUDO EM ANDAMENTO SOBRE A PARTICIPAÇÃO E A REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL EM ÓRGÃOS COLEGIADOS DE INSTITUIÇÕES DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, TENDO O CONTEXTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA COMO PRINCÍPIO. AS CONCEPÇÕES TEÓRICAS A SEREM APRESENTADAS ESTÃO FUNDAMENTADAS NAS CONCEPÇÕES DO ENSINO INTEGRADO E DA FORMAÇÃO INTEGRAL/OMNILATERAL DE ACORDO COM ARAÚJO E FRIGOTTO (2015), RAMOS (2008) E SAVIANI (2007, 2009). E AS ANÁLISES SOBRE OS CONCEITOS DE PARTICIPAÇÃO, REPRESENTAÇÃO POLÍTICA E GESTÃO DEMOCRÁTICA ESTÃO BASEADAS PRINCIPALMENTE NOS ESTUDOS DE PARO (2016), LOUREIRO (2009), MAGNATA (2017), LüCK (2011), PERONI (2014) E GOHN (2006). O APANHADO BIBLIOGRÁFICO APRESENTADO EVIDENCIA QUE A PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL NAS INSTÂNCIAS COLEGIADAS PODE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO POLÍTICA DOS ESTUDANTES, A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS INSTITUCIONAIS EDUCATIVAS QUE ESTIMULEM A EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA E PARA A DEMOCRACIA.