A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA DO IFPB CAMPUS SOUSA
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O PIBID foi implementado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB) campus João Pessoa em 2009 abrangendo do curso de Licenciatura em Química e em outubro de 2012, foi estendido para o campus de Sousa.Inicialmente o PIBID campus Sousa contava com oito alunos bolsistas que atuavam na Escola Estadual de Ensino Médio Mestre Júlio Sarmento e atualmente 12 licenciandos em Química desenvolvem atividades educacionais nas Escolas Estaduais Celso Mariz e Mestre Júlio Sarmento.O presente trabalho visa conhecer a importância que o Programa tem na formação dos graduandos bolsistas do curso de Licenciatura em Química do Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Campus Sousa, verificando se os objetivos do programa são cumpridos efetivamente.A proposta deste trabalho é apresentar algumas considerações sobre a importância do PIBID na formação dos seus participantes bolsistas, através de análises bibliográficas dos documentos oficiais do Programa e questionários aplicados aos bolsistas, supervisores e coordenador de área do PIBID IFPB Campus Sousa, cujos itens foram analisados quanto à adequação de conteúdo e clareza de expressão.A inserção da prática reflexiva durante o processo de formação inicial do professor fornecerá opções e possibilidades para a construção de sua identidade profissional no decorrer de sua formação, tornando-o capaz de refletir a respeito de sua prática de maneira crítica, de ver sua realidade de sala de aula para além do conhecimento na ação e de responder, reflexivamente, aos problemas relacionados à profissão docente (MALDANER, 2006; SCHÖN, 2000).Nesta perspectiva, um dos objetivos do PIBID é de inserir o bolsista de iniciação a docência no contexto de pesquisa e reflexão acerca de seu processo formativo “contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.” (CAPES, 2011).A prática profissional exerce fundamental importância na formação dos licenciandos, a aplicação prática das teorias aprendidas em sala de aula também carrega o dilema do que e como ensinar aos alunos. Dentro desse contexto, vivemos um momento histórico na educação e formação inicial de professores que estão tendo a oportunidade de participar do PIBID, com o programa o licenciando tem a oportunidade de estar inserido no contexto da prática educativa muito antes do estágio supervisionado, ou seja, desde o início de sua formação.A reflexão sobre o PIBID e suas contribuições para a formação docente abordadas nesse estudo demonstra a sua eficácia frente aos objetivos estabelecidos pelo programa" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "PIBID, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRÁTICA REFLEXIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_08_2014_19_12_48_idinscrito_237_7c8028a10f7cb1f38cd7c9d481df2005.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE LUCENA DE BRITO" "autor_nome_curto" => "LUCCENA" "autor_email" => "aline.alinelucena@gmail.c" "autor_ies" => "IFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6776 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 359 "inscrito_id" => 237 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA DO IFPB CAMPUS SOUSA" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência “é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica.” (CAPES,2011). 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