Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO DE INTERVENÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NAS AULAS DE CIÊNCIAS DURANTE O ESTAGIO SUPERVISIONADO

Palavra-chaves: INTERVENÇÃO, ESTAGIO, METODOLOGIA Pôster (PO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7854
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 401
    "inscrito_id" => 32414
    "titulo" => "PROJETO DE INTERVENÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NAS AULAS DE CIÊNCIAS DURANTE O ESTAGIO SUPERVISIONADO"
    "resumo" => "O estágio supervisionado além se sua importância durante o período de formação do docente serve também como o momento de aplicações de atividades práticas e teóricas em sala de aula. Em que os professores podem elaborar atividades para que os alunos possam interagir de forma participativa com os colegas e professores. O presente trabalho tem como finalidade apresentar aspectos vivenciados durante o Estágio Supervisionados do curso de Licenciatura em Biologia, suas importâncias durante a aplicação de um projeto de intervenção alem de suas contribuições nas aulas de ciências. Com o objetivo de tornar as aulas de ciências mais dinâmicas e contribuir no processo de ensino e aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental, de modo a estimular e facilitar a compreensão dos assuntos abordados. O trabalho foi desenvolvido a partir de algumas observações feitas em sala de aula, sendo analisadas algumas dificuldades enfrentadas pelo professor, principalmente pela falta de recursos da escola e de alguns alunos que demonstraram dificuldades na assimilação dos conteúdos.  Elaborando-se então um projeto de intervenção a ser desenvolvido na sala de aula durante o período de Estágio Supervisionado. Assim, foram aplicados durante as aulas alguns jogos didáticos e atividades, que funcionou também como uma técnica de revisão. Essas atividades foram aplicadas ao final dos conteúdos abordados. Os jogos e atividades foram confecções de células com materiais levados pelo aluno, aplicação de jogo de perguntas e respostas, revisão de conceitos e Caça-Palavras. Todas as atividades citadas acima foram realizadas após aula teórica sobre os respectivos assuntos. Tendo como resultado uma maior participação e aproximação entre os alunos e o estagiário, tendo por sua vez um maior índice de aprovação ao fim da unidade, já que estas atividades foram utilizadas como revisão de conteúdos, antes da realização das atividades avaliativas. As experiências adquiridas ao longo do Estágio supervisionado possibilita a realização de uma reflexão a cerca das aplicações de práticas educativas no processo de ensino e aprendizagem, tornando a prática escolar uma importante peça na construção do conhecimento. Concluindo-se que os Estágios supervisionados são momentos em que o Licenciando em Biologia pode acompanhar a prática escolar, desempenho e dificuldades entre alunos e professores. O desenvolvimento de alguns recursos, como atividades extras a exemplo de um projeto de intervenção traz contribuições significativas no processo de ensino aprendizagem dos alunos. Além do estagiário (a) poder adquirir experiência no decorrer das atividades que é de grande relevância durante o período de formação. As atividades e os jogos didáticos elaborados durante o Estagio supervisionado foram aplicados ao final de cada assunto trabalhado obtendo o resultado esperado, constatando assim uma melhor participação e contribuindo para uma maior assimilação dos conteúdos abordados durante as aulas. Verificou-se a importância da elaboração alternativas para por em prática em situações que poderemos encontrar no decorrer da formação do Licenciando em Biologia, a fim de atender a todos os alunos, utilizando o lúdicas e atividades práticas relacionadas ao conteúdo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "INTERVENÇÃO, ESTAGIO, METODOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_06_08_2014_15_39_35_idinscrito_32414_683289e16417f9b4b67c923154fcccc3.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CATIA SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANA CATIA"
    "autor_email" => "katiasantos007@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UFRB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7854
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 401
    "inscrito_id" => 32414
    "titulo" => "PROJETO DE INTERVENÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NAS AULAS DE CIÊNCIAS DURANTE O ESTAGIO SUPERVISIONADO"
    "resumo" => "O estágio supervisionado além se sua importância durante o período de formação do docente serve também como o momento de aplicações de atividades práticas e teóricas em sala de aula. Em que os professores podem elaborar atividades para que os alunos possam interagir de forma participativa com os colegas e professores. O presente trabalho tem como finalidade apresentar aspectos vivenciados durante o Estágio Supervisionados do curso de Licenciatura em Biologia, suas importâncias durante a aplicação de um projeto de intervenção alem de suas contribuições nas aulas de ciências. Com o objetivo de tornar as aulas de ciências mais dinâmicas e contribuir no processo de ensino e aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental, de modo a estimular e facilitar a compreensão dos assuntos abordados. O trabalho foi desenvolvido a partir de algumas observações feitas em sala de aula, sendo analisadas algumas dificuldades enfrentadas pelo professor, principalmente pela falta de recursos da escola e de alguns alunos que demonstraram dificuldades na assimilação dos conteúdos.  Elaborando-se então um projeto de intervenção a ser desenvolvido na sala de aula durante o período de Estágio Supervisionado. Assim, foram aplicados durante as aulas alguns jogos didáticos e atividades, que funcionou também como uma técnica de revisão. Essas atividades foram aplicadas ao final dos conteúdos abordados. Os jogos e atividades foram confecções de células com materiais levados pelo aluno, aplicação de jogo de perguntas e respostas, revisão de conceitos e Caça-Palavras. Todas as atividades citadas acima foram realizadas após aula teórica sobre os respectivos assuntos. Tendo como resultado uma maior participação e aproximação entre os alunos e o estagiário, tendo por sua vez um maior índice de aprovação ao fim da unidade, já que estas atividades foram utilizadas como revisão de conteúdos, antes da realização das atividades avaliativas. As experiências adquiridas ao longo do Estágio supervisionado possibilita a realização de uma reflexão a cerca das aplicações de práticas educativas no processo de ensino e aprendizagem, tornando a prática escolar uma importante peça na construção do conhecimento. Concluindo-se que os Estágios supervisionados são momentos em que o Licenciando em Biologia pode acompanhar a prática escolar, desempenho e dificuldades entre alunos e professores. O desenvolvimento de alguns recursos, como atividades extras a exemplo de um projeto de intervenção traz contribuições significativas no processo de ensino aprendizagem dos alunos. Além do estagiário (a) poder adquirir experiência no decorrer das atividades que é de grande relevância durante o período de formação. As atividades e os jogos didáticos elaborados durante o Estagio supervisionado foram aplicados ao final de cada assunto trabalhado obtendo o resultado esperado, constatando assim uma melhor participação e contribuindo para uma maior assimilação dos conteúdos abordados durante as aulas. Verificou-se a importância da elaboração alternativas para por em prática em situações que poderemos encontrar no decorrer da formação do Licenciando em Biologia, a fim de atender a todos os alunos, utilizando o lúdicas e atividades práticas relacionadas ao conteúdo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "INTERVENÇÃO, ESTAGIO, METODOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_06_08_2014_15_39_35_idinscrito_32414_683289e16417f9b4b67c923154fcccc3.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CATIA SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANA CATIA"
    "autor_email" => "katiasantos007@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UFRB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O estágio supervisionado além se sua importância durante o período de formação do docente serve também como o momento de aplicações de atividades práticas e teóricas em sala de aula. Em que os professores podem elaborar atividades para que os alunos possam interagir de forma participativa com os colegas e professores. O presente trabalho tem como finalidade apresentar aspectos vivenciados durante o Estágio Supervisionados do curso de Licenciatura em Biologia, suas importâncias durante a aplicação de um projeto de intervenção alem de suas contribuições nas aulas de ciências. Com o objetivo de tornar as aulas de ciências mais dinâmicas e contribuir no processo de ensino e aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental, de modo a estimular e facilitar a compreensão dos assuntos abordados. O trabalho foi desenvolvido a partir de algumas observações feitas em sala de aula, sendo analisadas algumas dificuldades enfrentadas pelo professor, principalmente pela falta de recursos da escola e de alguns alunos que demonstraram dificuldades na assimilação dos conteúdos. Elaborando-se então um projeto de intervenção a ser desenvolvido na sala de aula durante o período de Estágio Supervisionado. Assim, foram aplicados durante as aulas alguns jogos didáticos e atividades, que funcionou também como uma técnica de revisão. Essas atividades foram aplicadas ao final dos conteúdos abordados. Os jogos e atividades foram confecções de células com materiais levados pelo aluno, aplicação de jogo de perguntas e respostas, revisão de conceitos e Caça-Palavras. Todas as atividades citadas acima foram realizadas após aula teórica sobre os respectivos assuntos. Tendo como resultado uma maior participação e aproximação entre os alunos e o estagiário, tendo por sua vez um maior índice de aprovação ao fim da unidade, já que estas atividades foram utilizadas como revisão de conteúdos, antes da realização das atividades avaliativas. As experiências adquiridas ao longo do Estágio supervisionado possibilita a realização de uma reflexão a cerca das aplicações de práticas educativas no processo de ensino e aprendizagem, tornando a prática escolar uma importante peça na construção do conhecimento. Concluindo-se que os Estágios supervisionados são momentos em que o Licenciando em Biologia pode acompanhar a prática escolar, desempenho e dificuldades entre alunos e professores. O desenvolvimento de alguns recursos, como atividades extras a exemplo de um projeto de intervenção traz contribuições significativas no processo de ensino aprendizagem dos alunos. Além do estagiário (a) poder adquirir experiência no decorrer das atividades que é de grande relevância durante o período de formação. As atividades e os jogos didáticos elaborados durante o Estagio supervisionado foram aplicados ao final de cada assunto trabalhado obtendo o resultado esperado, constatando assim uma melhor participação e contribuindo para uma maior assimilação dos conteúdos abordados durante as aulas. Verificou-se a importância da elaboração alternativas para por em prática em situações que poderemos encontrar no decorrer da formação do Licenciando em Biologia, a fim de atender a todos os alunos, utilizando o lúdicas e atividades práticas relacionadas ao conteúdo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.