O HOMEM DE VERDADE : OLHANDO PELAS LENTES PELAS QUAIS VÊEM AS MULHERES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7605 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 446 "inscrito_id" => 32548 "titulo" => "O HOMEM DE VERDADE : OLHANDO PELAS LENTES PELAS QUAIS VÊEM AS MULHERES" "resumo" => "Este artigo propõe uma discussão acerca do que é o homem de verdade. Visões diferenciadas são apresentadas nesse trabalho, a partir de entrevistas semi estruturadas realizadas com mulheres em diferentes idades e fases da vida sobre seu ideal de “homem de verdade”. Faz parte de um projeto de pesquisa sobre questões de gênero no contexto escolar e com tão complexa finalidade, faz-se necessário amplo embasamento teórico, relevante e atual, que conta com renomados autores como Simone de Beauvoir, Guacira Lopes Louro, Judith Butler, Sócrates Nolasco, entre outros.Tanto a mulher quanto o homem têm suas características “determinadas” a partir do momento em que é possível se encaixar em uma dessas categorias, mesmo que seja antes de seu nascimento, o que pôde ser observado claramente nas entrevistas com jovens entre 14 a 17 anos.Após a realização da pesquisa notou-se um padrão, um perfil sobre o homem ideal com diferentes percepções que variam de acordo com a faixa etária das mulheres. Confirmou-se que a educação dada aos homens, contrária a da mulher, é isenta de carinho e amor pelo pai, que acha que um homem de verdade, não pode adotar atitudes afetivas ou emocionais, caso contrário ele é homossexual. Culturalmente esse pensamento se estabeleceu e hoje é incentivado desde casa até as instituições, principalmente as escolas, que naturalizam a postura do homem como biologicamente menos responsável e mais racional, e a partir disto a mulher idealiza o homem como “super herói”, na realidade desacredita disso, e aceita, por achar normal e natural, a postura dos homens, muitas vezes agressiva e irresponsável. Longe de se esgotar, a pesquisa abriu horizontes, inúmeras outras possibilidades de investigação, como por exemplo, a percepção de homens e mulheres em relação a si mesmos. Assim, esta pesquisa se constituiu em um ponto de partida para que possamos continuar a trilhar novos caminhos em busca de respostas e de vozes ainda silenciadas neste instigante tema." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "HOMEM DE VERDADE, MULHERES, VISÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_07_08_2014_18_28_09_idinscrito_32548_d790045cecac91080f15c635a9515771.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SONIA DE ALCANTARA" "autor_nome_curto" => "SONIA" "autor_email" => "sonia.alcantara@ifrj.edu." "autor_ies" => "IFRJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7605 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 446 "inscrito_id" => 32548 "titulo" => "O HOMEM DE VERDADE : OLHANDO PELAS LENTES PELAS QUAIS VÊEM AS MULHERES" "resumo" => "Este artigo propõe uma discussão acerca do que é o homem de verdade. Visões diferenciadas são apresentadas nesse trabalho, a partir de entrevistas semi estruturadas realizadas com mulheres em diferentes idades e fases da vida sobre seu ideal de “homem de verdade”. Faz parte de um projeto de pesquisa sobre questões de gênero no contexto escolar e com tão complexa finalidade, faz-se necessário amplo embasamento teórico, relevante e atual, que conta com renomados autores como Simone de Beauvoir, Guacira Lopes Louro, Judith Butler, Sócrates Nolasco, entre outros.Tanto a mulher quanto o homem têm suas características “determinadas” a partir do momento em que é possível se encaixar em uma dessas categorias, mesmo que seja antes de seu nascimento, o que pôde ser observado claramente nas entrevistas com jovens entre 14 a 17 anos.Após a realização da pesquisa notou-se um padrão, um perfil sobre o homem ideal com diferentes percepções que variam de acordo com a faixa etária das mulheres. Confirmou-se que a educação dada aos homens, contrária a da mulher, é isenta de carinho e amor pelo pai, que acha que um homem de verdade, não pode adotar atitudes afetivas ou emocionais, caso contrário ele é homossexual. Culturalmente esse pensamento se estabeleceu e hoje é incentivado desde casa até as instituições, principalmente as escolas, que naturalizam a postura do homem como biologicamente menos responsável e mais racional, e a partir disto a mulher idealiza o homem como “super herói”, na realidade desacredita disso, e aceita, por achar normal e natural, a postura dos homens, muitas vezes agressiva e irresponsável. Longe de se esgotar, a pesquisa abriu horizontes, inúmeras outras possibilidades de investigação, como por exemplo, a percepção de homens e mulheres em relação a si mesmos. Assim, esta pesquisa se constituiu em um ponto de partida para que possamos continuar a trilhar novos caminhos em busca de respostas e de vozes ainda silenciadas neste instigante tema." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "HOMEM DE VERDADE, MULHERES, VISÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_07_08_2014_18_28_09_idinscrito_32548_d790045cecac91080f15c635a9515771.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SONIA DE ALCANTARA" "autor_nome_curto" => "SONIA" "autor_email" => "sonia.alcantara@ifrj.edu." "autor_ies" => "IFRJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }