Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PERFIL DO PROFESSOR DA REDE ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE SERRA BRANCA-PB: UMA ANÁLISE EDUCACIONAL SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO. FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA. PROFESSOR, EDUCAÇÃO. FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA. PROFESSOR, EDUCAÇÃO. FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA. PROFESSOR Pôster (PO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7649
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1581
    "inscrito_id" => 2783
    "titulo" => "O PERFIL DO PROFESSOR DA REDE ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE SERRA BRANCA-PB: UMA ANÁLISE EDUCACIONAL SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA"
    "resumo" => "Estamos na era da revolução tecnológica, do conhecimento e para tanto, se faz essencial estimular a organização, o debate a interação de valores e a aproximação do ambiente “escolar” com a sociedade em geral. No intuito de contribuir com essa fase do conhecimento, este trabalho analisa a importância da formação inicial e continuada dos professores da rede municipal da cidade de Serra Branca/PB. Objetiva assim a interpretação e assimilação da teoria à prática destes docentes, e, ao mesmo tempo, busca trazer, em sua essência, a realidade da formação inicial e continuada da “sociedade educacional” dessa região do cariri paraibano. Entende-se que o professor, é peça importante na aprendizagem do aluno, pois é quem “armazena” e interage com o mesmo na realização de novos métodos ministrados em sala de aula, ou seja, é quem faz, ou melhor, deveria fazer a diferença. Para tanto, a metodologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa qualitativa e quantitativa, utilizando-se de levantamento histórico e estatístico da formação inicial e continuada dos professores de Matemática em três escolas da rede estadual de ensino no município; assim como, no intuito de compreender melhor a relação teórica e prática da formação destes docentes, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores e a observação dos diálogos informais nos ambientes de formação, reunião, lazer e de trabalho no interior dessas escolas. Portanto, foram tomadas como questões norteadoras as seguintes perguntadas: Os cursos de formação são suficientes? Os professores da zona urbana estão buscando se “atualizar”? Estas são perguntas que norteiam esta obra."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO. FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA. PROFESSOR, EDUCAÇÃO. FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA. PROFESSOR, EDUCAÇÃO. FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA. PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_08_52_36_idinscrito_2783_2e1aff3ebf9fc9e2eb20ec7142b682c0.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA SIMONE CALIXTO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SIMONE CALIXTO"
    "autor_email" => "monecalixto@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7649
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1581
    "inscrito_id" => 2783
    "titulo" => "O PERFIL DO PROFESSOR DA REDE ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE SERRA BRANCA-PB: UMA ANÁLISE EDUCACIONAL SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA"
    "resumo" => "Estamos na era da revolução tecnológica, do conhecimento e para tanto, se faz essencial estimular a organização, o debate a interação de valores e a aproximação do ambiente “escolar” com a sociedade em geral. No intuito de contribuir com essa fase do conhecimento, este trabalho analisa a importância da formação inicial e continuada dos professores da rede municipal da cidade de Serra Branca/PB. Objetiva assim a interpretação e assimilação da teoria à prática destes docentes, e, ao mesmo tempo, busca trazer, em sua essência, a realidade da formação inicial e continuada da “sociedade educacional” dessa região do cariri paraibano. Entende-se que o professor, é peça importante na aprendizagem do aluno, pois é quem “armazena” e interage com o mesmo na realização de novos métodos ministrados em sala de aula, ou seja, é quem faz, ou melhor, deveria fazer a diferença. Para tanto, a metodologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa qualitativa e quantitativa, utilizando-se de levantamento histórico e estatístico da formação inicial e continuada dos professores de Matemática em três escolas da rede estadual de ensino no município; assim como, no intuito de compreender melhor a relação teórica e prática da formação destes docentes, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores e a observação dos diálogos informais nos ambientes de formação, reunião, lazer e de trabalho no interior dessas escolas. Portanto, foram tomadas como questões norteadoras as seguintes perguntadas: Os cursos de formação são suficientes? Os professores da zona urbana estão buscando se “atualizar”? Estas são perguntas que norteiam esta obra."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO. FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA. PROFESSOR, EDUCAÇÃO. FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA. PROFESSOR, EDUCAÇÃO. FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA. PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_08_52_36_idinscrito_2783_2e1aff3ebf9fc9e2eb20ec7142b682c0.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA SIMONE CALIXTO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SIMONE CALIXTO"
    "autor_email" => "monecalixto@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Estamos na era da revolução tecnológica, do conhecimento e para tanto, se faz essencial estimular a organização, o debate a interação de valores e a aproximação do ambiente “escolar” com a sociedade em geral. No intuito de contribuir com essa fase do conhecimento, este trabalho analisa a importância da formação inicial e continuada dos professores da rede municipal da cidade de Serra Branca/PB. Objetiva assim a interpretação e assimilação da teoria à prática destes docentes, e, ao mesmo tempo, busca trazer, em sua essência, a realidade da formação inicial e continuada da “sociedade educacional” dessa região do cariri paraibano. Entende-se que o professor, é peça importante na aprendizagem do aluno, pois é quem “armazena” e interage com o mesmo na realização de novos métodos ministrados em sala de aula, ou seja, é quem faz, ou melhor, deveria fazer a diferença. Para tanto, a metodologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa qualitativa e quantitativa, utilizando-se de levantamento histórico e estatístico da formação inicial e continuada dos professores de Matemática em três escolas da rede estadual de ensino no município; assim como, no intuito de compreender melhor a relação teórica e prática da formação destes docentes, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores e a observação dos diálogos informais nos ambientes de formação, reunião, lazer e de trabalho no interior dessas escolas. Portanto, foram tomadas como questões norteadoras as seguintes perguntadas: Os cursos de formação são suficientes? Os professores da zona urbana estão buscando se “atualizar”? Estas são perguntas que norteiam esta obra.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.