PIBID ENQUANTO POLITICA PÚBLICA DE VALORIZAÇÃO E PROMOÇÃO DA LICENCIATURA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7770 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 632 "inscrito_id" => 3036 "titulo" => "PIBID ENQUANTO POLITICA PÚBLICA DE VALORIZAÇÃO E PROMOÇÃO DA LICENCIATURA" "resumo" => "A promoção e valorização da formação docente no âmbito das Políticas Nacionais de Formação de Professores são temáticas constantemente debatidas no cenário educacional. A busca de medidas que visa valorizar e aperfeiçoar a formação docente, qualificando assim os futuros professores da educação básica e consequentemente o ensino aprendizagem dos discentes são de suma relevância, uma vez que, tais medidas resultarão mudanças significativas para a educação brasileira. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID, enquanto política pública de valorização do magistério vem contribuindo desde o ano de 2007 para uma formação de docentes aptos para atuarem em um sistema educacional complexo e relevante. Nessa perspectiva, o objetivo do presente estudo é descrever sobre o a aplicabilidade do PIBID para a promoção e valorização das licenciaturas e consequentemente na formação docente. A institucionalização do Programa vem corroborando diariamente no contexto da educação brasileira, onde as ações e as praticas são capazes de ampliar e melhorar aprendizagem dos alunos, dentro de uma conjuntura concreta e eficaz em prol de todos os envolvidos no âmbito do PIBID. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa está pautada inicialmente em autores que abordam sobre políticas públicas em prol da educação, dentro da abordagem pibidiana. Posteriormente, foi realizado um levantamento de relatos de vivências e experiências de alguns acadêmicos pibidianos do curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes, de professores supervisores da educação básica envolvidos no Programa na Escola Estadual Antônio Canela e de coordenadores de subprojeto do PIBID, onde mesmos destacam a significância do programa para a formação inicial e continuada dos atuais e futuros professores. Diante desse contexto, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência veio propiciar a instrumentalização da formação docente, contribuindo para a elevação da qualidade do ensino aprendizagem nas escolas públicas, valorizando os atuais e futuros professores da rede de ensino público." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "PIBID, LICENCIATURA, GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_08_2014_08_41_26_idinscrito_3036_1dc7236ec477b0ff1c2e2c7901745336.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA INGRID SILVA TRINDADE" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA INGRID" "autor_email" => "jessica.ingrid.mg@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7770 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 632 "inscrito_id" => 3036 "titulo" => "PIBID ENQUANTO POLITICA PÚBLICA DE VALORIZAÇÃO E PROMOÇÃO DA LICENCIATURA" "resumo" => "A promoção e valorização da formação docente no âmbito das Políticas Nacionais de Formação de Professores são temáticas constantemente debatidas no cenário educacional. A busca de medidas que visa valorizar e aperfeiçoar a formação docente, qualificando assim os futuros professores da educação básica e consequentemente o ensino aprendizagem dos discentes são de suma relevância, uma vez que, tais medidas resultarão mudanças significativas para a educação brasileira. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID, enquanto política pública de valorização do magistério vem contribuindo desde o ano de 2007 para uma formação de docentes aptos para atuarem em um sistema educacional complexo e relevante. Nessa perspectiva, o objetivo do presente estudo é descrever sobre o a aplicabilidade do PIBID para a promoção e valorização das licenciaturas e consequentemente na formação docente. A institucionalização do Programa vem corroborando diariamente no contexto da educação brasileira, onde as ações e as praticas são capazes de ampliar e melhorar aprendizagem dos alunos, dentro de uma conjuntura concreta e eficaz em prol de todos os envolvidos no âmbito do PIBID. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa está pautada inicialmente em autores que abordam sobre políticas públicas em prol da educação, dentro da abordagem pibidiana. Posteriormente, foi realizado um levantamento de relatos de vivências e experiências de alguns acadêmicos pibidianos do curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes, de professores supervisores da educação básica envolvidos no Programa na Escola Estadual Antônio Canela e de coordenadores de subprojeto do PIBID, onde mesmos destacam a significância do programa para a formação inicial e continuada dos atuais e futuros professores. Diante desse contexto, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência veio propiciar a instrumentalização da formação docente, contribuindo para a elevação da qualidade do ensino aprendizagem nas escolas públicas, valorizando os atuais e futuros professores da rede de ensino público." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "PIBID, LICENCIATURA, GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_08_2014_08_41_26_idinscrito_3036_1dc7236ec477b0ff1c2e2c7901745336.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA INGRID SILVA TRINDADE" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA INGRID" "autor_email" => "jessica.ingrid.mg@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }