DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: DA FORMAÇÃO INICIAL À CONTÍNUA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7074 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 573 "inscrito_id" => 1873 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: DA FORMAÇÃO INICIAL À CONTÍNUA" "resumo" => "Este trabalho é fruto de discussões nas disciplinas do Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática na UEPB, ele é de caráter bibliográfico. Ele visa refletir sobre pontos como a Formação Inicial e Contínua de Professores, ambas inseridas no Desenvolvimento Profissional de Professores, especificamente os de Matemática. Inicialmente é apresentado relatos históricos dessas formações, posteriormente, apontamos as contribuições que as Universidades podem oferecer aos professores da Educação Básica, para isso, é preciso um bom relacionamento entre formados de professores e formandos. Em seguida são destacados elementos que caracterizam o Desenvolvimento Profissional de Professores, neste item, inserimos comentários sobre os benefícios sobre os eventos de Formações de Professores, mas também, destacamos que o espaço privilegiado para a melhoria da prática do professor é a própria escola, isto é, quando as formações acontecem no próprio ambiente escolar. Por último, trazemos em cena a Formação de Professores de Matemática, escolhemos iniciar com uma breve discussão sobre o modo como eram os primeiros cursos de Licenciatura em Matemática, isto é, os formadores de professores se preocupavam apenas com a Matemática pura, desprezando aspectos pedagógicos. Ressaltamos a importância da articulação entre as disciplinas pedagógicas e as de conhecimentos específicos. Enfim, discutimos sobre algumas vantagens do trabalho desenvolvido sob a forma de colaboração, pois os professores passam a produzirem conhecimentos a partir da reflexão colaborativa, eles discutem textos de teóricos do meio educacional, depois fazem articulação entre teoria e prática, posteriormente produzem ferramentas aplicáveis para a melhoria do ensino e, em uma segunda etapa socializam as experiências vivenciadas no cotidiano escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_08_2014_16_30_43_idinscrito_1873_66016a9d833c171298b089b6caae303e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉ FERREIRA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ANDRÉ" "autor_email" => "andre_lyma@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7074 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 573 "inscrito_id" => 1873 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: DA FORMAÇÃO INICIAL À CONTÍNUA" "resumo" => "Este trabalho é fruto de discussões nas disciplinas do Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática na UEPB, ele é de caráter bibliográfico. Ele visa refletir sobre pontos como a Formação Inicial e Contínua de Professores, ambas inseridas no Desenvolvimento Profissional de Professores, especificamente os de Matemática. Inicialmente é apresentado relatos históricos dessas formações, posteriormente, apontamos as contribuições que as Universidades podem oferecer aos professores da Educação Básica, para isso, é preciso um bom relacionamento entre formados de professores e formandos. Em seguida são destacados elementos que caracterizam o Desenvolvimento Profissional de Professores, neste item, inserimos comentários sobre os benefícios sobre os eventos de Formações de Professores, mas também, destacamos que o espaço privilegiado para a melhoria da prática do professor é a própria escola, isto é, quando as formações acontecem no próprio ambiente escolar. Por último, trazemos em cena a Formação de Professores de Matemática, escolhemos iniciar com uma breve discussão sobre o modo como eram os primeiros cursos de Licenciatura em Matemática, isto é, os formadores de professores se preocupavam apenas com a Matemática pura, desprezando aspectos pedagógicos. Ressaltamos a importância da articulação entre as disciplinas pedagógicas e as de conhecimentos específicos. Enfim, discutimos sobre algumas vantagens do trabalho desenvolvido sob a forma de colaboração, pois os professores passam a produzirem conhecimentos a partir da reflexão colaborativa, eles discutem textos de teóricos do meio educacional, depois fazem articulação entre teoria e prática, posteriormente produzem ferramentas aplicáveis para a melhoria do ensino e, em uma segunda etapa socializam as experiências vivenciadas no cotidiano escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_08_2014_16_30_43_idinscrito_1873_66016a9d833c171298b089b6caae303e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉ FERREIRA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ANDRÉ" "autor_email" => "andre_lyma@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }