A LEITURA LITERÁRIA E A MULHER PRIVADA DE LIBERDADE: UM ESTUDO REALIZADO NA APAC FEMININA DE GOVERNADOR VALADARES
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67752 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1575 "inscrito_id" => 5760 "titulo" => "A LEITURA LITERÁRIA E A MULHER PRIVADA DE LIBERDADE: UM ESTUDO REALIZADO NA APAC FEMININA DE GOVERNADOR VALADARES" "resumo" => "O DIREITO À EDUCAÇÃO É PARA TODOS, INCLUSIVE PARA PESSOAS QUE ESTEJAM SOB PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE EM INSTITUIÇÕES PRISIONAIS. ANALISAR AS CONDIÇÕES E OS REFLEXOS DESSA EDUCAÇÃO OFERTADA NO CÁRCERE É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA QUE ESSE DIREITO SEJA GARANTIDO E OFERTADO DE FORMA EFICIENTE AO INDIVÍDUO PRESO. É OBJETIVO DO ESTUDO, PROPOR UMA REFLEXÃO A RESPEITO DAS RELAÇÕES QUE SE ESTABELECEM ENTRE A MULHER ENCARCERADA E A LEITURA LITERÁRIA NO AMBIENTE PRISIONAL, ESPECIFICAMENTE ENTRE AS MULHERES PRESAS NA APAC (ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO E ASSISTÊNCIA AO CONDENADO) FEMININA DE GOVERNADOR VALADARES, MG. A PRINCÍPIO, A METODOLOGIA PROPOSTA ABRANGIA O CRUZAMENTO DE DADOS ENTRE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE TEXTOS LITERÁRIOS; OBSERVAÇÃO E REGISTROS EM DIÁRIO DE CAMPO. EM FUNÇÃO DO ISOLAMENTO SOCIAL IMPOSTO PELA PANDEMIA DE COVID19, ALTERAÇÕES FORAM FEITAS NA METODOLOGIA DO TRABALHO. COM AS MUDANÇAS, O CRUZAMENTO DE DADOS TEM SIDO FEITO ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIO E DE SEQUENCIAS DIDÁTICAS DE TEXTOS LITERÁRIOS APLICADAS POR VÍDEO AULAS. OS RESULTADOS AINDA SÃO PARCIAIS, UMA VEZ QUE O ESTUDO ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO. O QUE SE PÔDE AVERIGUAR ATÉ AQUI, É QUE A MULHER PRESA MANTÉM UMA RELAÇÃO SATISFATÓRIA COM A LEITURA LITERÁRIA. ALÉM DA REMIÇÃO DE PENA, ELA TAMBÉM LÊ POR ENTRETENIMENTO E POR EVASÃO. NOTOU-SE ATÉ AQUI, QUE A LEITURA LITERÁRIA NO AMBIENTE PRISIONAL CONTRIBUI PARA A RESSIGNIFICAÇÃO DA IDENTIDADE DA MULHER PRESA, AMPLIANDO SUAS PERSPECTIVAS DE VIDA E ELEVANDO SUA FORMA DE PENSAR A RELAÇÃO CONSIGO PRÓPRIAS, COM O OUTRO E COM O MUNDO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "MULHER, CÁRCERE, LEITURA LITERÁRIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA5_ID5760_02092020233551.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA RIBEIRO GUIMARÃES" "autor_nome_curto" => "LUCIANA GUIMARÃES" "autor_email" => "lunaguimaraes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI (UFVJM)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67752 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1575 "inscrito_id" => 5760 "titulo" => "A LEITURA LITERÁRIA E A MULHER PRIVADA DE LIBERDADE: UM ESTUDO REALIZADO NA APAC FEMININA DE GOVERNADOR VALADARES" "resumo" => "O DIREITO À EDUCAÇÃO É PARA TODOS, INCLUSIVE PARA PESSOAS QUE ESTEJAM SOB PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE EM INSTITUIÇÕES PRISIONAIS. ANALISAR AS CONDIÇÕES E OS REFLEXOS DESSA EDUCAÇÃO OFERTADA NO CÁRCERE É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA QUE ESSE DIREITO SEJA GARANTIDO E OFERTADO DE FORMA EFICIENTE AO INDIVÍDUO PRESO. É OBJETIVO DO ESTUDO, PROPOR UMA REFLEXÃO A RESPEITO DAS RELAÇÕES QUE SE ESTABELECEM ENTRE A MULHER ENCARCERADA E A LEITURA LITERÁRIA NO AMBIENTE PRISIONAL, ESPECIFICAMENTE ENTRE AS MULHERES PRESAS NA APAC (ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO E ASSISTÊNCIA AO CONDENADO) FEMININA DE GOVERNADOR VALADARES, MG. A PRINCÍPIO, A METODOLOGIA PROPOSTA ABRANGIA O CRUZAMENTO DE DADOS ENTRE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE TEXTOS LITERÁRIOS; OBSERVAÇÃO E REGISTROS EM DIÁRIO DE CAMPO. EM FUNÇÃO DO ISOLAMENTO SOCIAL IMPOSTO PELA PANDEMIA DE COVID19, ALTERAÇÕES FORAM FEITAS NA METODOLOGIA DO TRABALHO. COM AS MUDANÇAS, O CRUZAMENTO DE DADOS TEM SIDO FEITO ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIO E DE SEQUENCIAS DIDÁTICAS DE TEXTOS LITERÁRIOS APLICADAS POR VÍDEO AULAS. OS RESULTADOS AINDA SÃO PARCIAIS, UMA VEZ QUE O ESTUDO ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO. O QUE SE PÔDE AVERIGUAR ATÉ AQUI, É QUE A MULHER PRESA MANTÉM UMA RELAÇÃO SATISFATÓRIA COM A LEITURA LITERÁRIA. ALÉM DA REMIÇÃO DE PENA, ELA TAMBÉM LÊ POR ENTRETENIMENTO E POR EVASÃO. NOTOU-SE ATÉ AQUI, QUE A LEITURA LITERÁRIA NO AMBIENTE PRISIONAL CONTRIBUI PARA A RESSIGNIFICAÇÃO DA IDENTIDADE DA MULHER PRESA, AMPLIANDO SUAS PERSPECTIVAS DE VIDA E ELEVANDO SUA FORMA DE PENSAR A RELAÇÃO CONSIGO PRÓPRIAS, COM O OUTRO E COM O MUNDO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "MULHER, CÁRCERE, LEITURA LITERÁRIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA5_ID5760_02092020233551.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA RIBEIRO GUIMARÃES" "autor_nome_curto" => "LUCIANA GUIMARÃES" "autor_email" => "lunaguimaraes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI (UFVJM)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }