O PRESENTE ARTIGO SE TRATA DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA QUE TEM COMO OBJETIVO ANALISAR OS DESDOBRAMENTOS DAS TENSÕES REFERENTES AO CONCEITO DE DIVERSIDADES NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS A PARTIR DOS CONCEITOS DISCUTIDOS POR IVOR GOODSON (1997; 2008) E SILVA (2009; 2010). AS DIVERSIDADES ERIGIDAS PARA ESSE TRABALHO SÃO GÊNERO, SEXUALIDADE E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. AS FONTES ANALISADAS FORAM LEIS E RESOLUÇÕES QUE APRESENTAM ESSES TEMAS. PERCEBI A PARTIR DA ANÁLISE PROPOSTA QUE AS TENSÕES ADVÊM DE DIFERENTES LUGARES E ESPAÇOS E CONTRIBUEM PARA AS DISPUTAS, ENTRE INSERIR OU NÃO DETERMINADO CONTEÚDO, ALÉM DE SUA FORMA DE INSCRIÇÃO OU OMISSÃO. NOS TEMAS ANALISADOS, EXISTIRAM DIFERENTES MOVIMENTOS E FORÇAS QUE COADUNARAM PARA AS POLÍTICAS ATUAIS. AO RESGATAR AS DISCUSSÕES CURRICULARES PARA AS QUESTÕES DAS DIVERSIDADES, EM PARTICULAR GÊNERO, SEXUALIDADE E RELAÇÃO ÉTNICO-RACIAL, PUDE PERCEBER QUE MESMO SE MANTENDO EM ALGUNS TEXTOS DE FORMA A DESVELAR AS PRODUÇÕES DE DESIGUALDADES, AINDA ESTÃO AQUÉM DE ROMPER E SUPERAR ESSAS VULNERABILIDADES. DESTACO QUE AS RESISTÊNCIAS ESTÃO POSTAS, COMO CONSTRUÇÃO DISCURSIVA EM BUSCA DE SEU ESPAÇO POR UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E IGUALITÁRIA, A PARTIR DA CONSTRUÇÃO E REELABORAÇÃO CONSTANTE DE SENTIDOS E SIGNIFICADOS.