O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR AS POSSIBILIDADES DE USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS POR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO DE ATENDIMENTOS REALIZADOS PELO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE (NAC) DE UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. DECORRE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADO NO NAC, NO PERÍODO DE 2013 A 2019. ARGUMENTOU-SE QUE É IMPORTANTE SABER AS ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A INCLUSÃO, MAS TAMBÉM É NECESSÁRIO TER CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA ATENDER AS ESPECIFICIDADES DE CADA SUJEITO. NESSE SENTIDO, FOI DESCRITO A ATUAÇÃO DO NAC NO PROCESSO DE APOIO AO ESTUDANTE PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, NA PERSPECTIVA DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. FOI REGISTRADO QUE O NAC ATENDEU ALUNOS QUE NÃO TINHAM CONHECIMENTO SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS, BEM COMO DE RECURSOS E EQUIPAMENTOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA (TA) DISPONÍVEIS, SENDO NECESSÁRIA INTERVENÇÃO DE BOLSISTAS PREPARADOS PARA FAZER A INSERÇÃO DOS RECURSOS DE TA ESPECÍFICOS ÀS NECESSIDADES DE CADA UM. AO QUE SE REFERE AO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS POR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, PERCEBE-SE QUE ESTES FAVORECEM A INDEPENDÊNCIA E AUTONOMIA. QUANTO AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA, ERA UMA FORMA DE FACILITAR O ACESSO AO CONTEÚDO E DE GARANTIR A PARTICIPAÇÃO DO ALUNO NAS ATIVIDADES PROPOSTAS, ESPECIFICAMENTE QUANDO ESSE ALUNO POSSUI LIMITAÇÕES MOTORAS SEVERAS. CONTUDO, CONCORDA-SE QUE A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, EM ESPECIAL A TECNOLOGIA ASSISTIVA, NO COTIDIANO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA SE FAZ NECESSÁRIA PARA QUE ESTES SE DESENVOLVAM NO MÁXIMO DAS SUAS POTENCIALIDADES E POSSAM DE FORMA AUTÔNOMA PARTICIPAR DE DIFERENTES ATIVIDADES.