OS CONTOS DE FADAS EXERCEM IMPORTANTE INFLUÊNCIA NA VIDA DAS CRIANÇAS, NA MEDIDA EM QUE ADENTRAM OS CONFLITOS QUE PERPASSAM O PERÍODO DE DESENVOLVIMENTO DELAS. DIANTE DISSO, O TRABALHO SE PROPÕE A COMPREENDER DE QUE FORMA OS CONTOS DE FADAS EXERCEM INFLUÊNCIA NA CRIANÇA, ASSIM COMO VERIFICAR COMO ELES SÃO APLICADOS NA SALA DE AULA, SE SÃO COMPREENDIDOS PELOS DOCENTES. O TRABALHO APRESENTA UMA PESQUISA DE CAMPO REALIZADA NA ESCOLA MUNICIPAL SANTINHA NUNES, EM OEIRAS-PI. ESTE PROCEDIMENTO NOS POSSIBILITOU OBTER ESCLARECIMENTO, ALÉM DE ENVOLVER A PARTICIPAÇÃO DOS DOCENTES COM RELAÇÃO AOS ESTUDOS DO TEMA. COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA FOI APLICADO O QUESTIONÁRIO COM OS PROFESSORES DA ESCOLA, QUE CONTRIBUIU DE FORMA SIGNIFICATIVA NA COMPREENSÃO DOS CONCEITOS QUE ELES TINHAM COM RELAÇÃO AOS CONTOS DE FADAS. FATO QUE PROVOCOU UMA IMPORTANTE RELAÇÃO ENTRE A COMPREENSÃO DAS TEORIAS QUE ADENTRAM OS CONTOS DE FADAS COM A REALIDADE. NO DECORRER DESTA PESQUISA FORAM UTILIZADOS ALGUNS AUTORES COMO COLEMAN (2006) E COELHO (2006) NA DESCRIÇÃO HISTÓRICA DOS CONTOS DE FADAS, BEM COMO BETELHEIM (2007) E NOBREGA (2009) NA ANÁLISE DOS CONTOS. A CONTRIBUIÇÃO DESTA PESQUISA PARA A ESCOLA FOI A REALIZAÇÃO DE UMA FORMAÇÃO COM A MESMA TITULAÇÃO QUE ESTE TRABALHO, ACERCA DO TEMA PROPOSTO, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO AS RESPOSTAS OBTIDAS NO QUESTIONÁRIO, MAS ENFATIZANDO OS ESTUDOS ADQUIRIDOS DURANTE ESTA PESQUISA.