ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS DOCENTES ACERCA DA ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA E COMO O SEU USO POTENCIALIZA O DESENVOLVIMENTO CRÍTICO DOS ESTUDANTES. SENDO ASSIM, ESTA PESQUISA FOI DESENVOLVIDA NO ÂMBITO DO COMPONENTE CURRICULAR ESTÁGIO SUPERVISIONADO II, DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFPE – CAMPUS IPOJUCA, E ESTÁ BASEADA NO ESTUDO DE DOCUMENTOS E AUTORES QUE EXPÕEM A IMPORTÂNCIA DO USO DA ARGUMENTAÇÃO POR PARTE DOS PROFESSORES, INFORMANDO COMO ESTÁ PRÁTICA PERMITE A OBTENÇÃO DAS METAS ESTABELECIDAS POR ALGUNS DOCUMENTOS (BNCC, PCN+ E LDB). OS SUJEITOS DA PESQUISA FORNECERAM DADOS QUE COLABORARAM PARA A ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS SOBRE ARGUMENTAÇÃO QUE ELES DETINHAM, VERIFICANDO-SE, TAMBÉM, COMO É DESENVOLVIDA EM SALA DE AULA A ARGUMENTAÇÃO EM QUÍMICA. A NÃO APLICAÇÃO, OU POUCA APLICAÇÃO, DA ARGUMENTAÇÃO POR PARTE DOS PROFESSORES PODE SER EXPLICADA POR N MOTIVOS, E UM DELES, SE MOSTRA COMO UM DADO INTERESSANTE DESTA PESQUISA, TANGENCIANDO O TOCANTE DA FORMAÇÃO DOCENTE, COMPOSTAS POR MOMENTOS POBRES DE VIVENCIA DESTA TÉCNICA, NÃO PERMITINDO UM ENTENDIMENTO CRÍTICO DE QUE COMO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESTE CUNHO AJUDAM NA FORMAÇÃO CIDADÃ DOS ESTUDANTES EXPOSTOS A ELA.