Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 125
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO DE BIOLOGIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, AMBIENTE ESCOLAR, , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências

Resumo

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO É UM COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO PRESENTE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS QUE TEM SE CONFIGURADO COMO UM DOS MOMENTOS MAIS SIGNIFICATIVOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, UMA VEZ QUE PROMOVE NO LICENCIANDO UMA POSTURA REFLEXIVA SOBRE A PRÁTICA DOCENTE E UMA CONSTRUÇÃO DA SUA IDENTIDADE COMO PROFESSOR. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR AS ETAPAS E EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO CAMPO DE ESTÁGIO QUE SÃO RESPONSÁVEIS POR CONTRIBUIR NA FORMAÇÃO ACADÊMICA. FOI ELABORADO SEGUNDO UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, A PARTIR DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO APRESENTADO À DISCIPLINA DE ESTÁGIO DE ENSINO DE BIOLOGIA I. COM ISSO, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE ESSE PERÍODO DE VIVÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR PROPORCIONA O ELO ENTRE TEORIA E PRÁTICA, ALÉM DA OBTENÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS DA PRÁTICA DA DOCÊNCIA, CONSIDERANDO A REALIDADE DO SISTEMA EDUCACIONAL E AS POSSIBILIDADES E DESAFIOS PRESENTES NA PROFISSÃO DOCENTE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.