A PRESENTE PESQUISA TEM POR OBJETIVO SOCIALIZAR MEMÓRIAS E NARRATIVAS DE DOCENTES QUE ATUAM NO MUNICÍPIO DE SERRA, ACERCA DAS POTENCIALIDADES DO ENSINO DE HISTÓRIA PARA O TRABALHO COM A DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ. PARTE-SE DO PRESSUPOSTO QUE GRUPOS SOCIAIS FORAM SEGREGADOS POR MEIO DE PRÁTICAS E PADRÕES DE NORMALIDADE REFERENCIADOS PELOS PRINCÍPIOS DE GRUPOS DOMINANTES. ASSIM, PARTINDO DO CENÁRIO DE DISCÓRDIA E VIOLÊNCIA QUE, VIA DE REGRA, ASSOLA A MAIORIA DAS ESCOLAS, QUANDO SE TRATA DO ASSUNTO DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO, SITUAMOS NOSSOS ESTUDOS E REFLEXÕES, NA PRETENSÃO DE CONTRIBUIR PARA QUE ESSA TEMÁTICA SAIA DA MARGINALIDADE E SE TORNE PROTAGONISTA DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS ADOTADOS ENGLOBARAM RASTREAMENTO BIBLIOGRÁFICO E REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM DOCENTES ELEITOS COMO SUJEITOS DA PESQUISA. PRIORIZOU-SE A METODOLOGIA DA HISTÓRIA ORAL TEMÁTICA, DOCUMENTANDO NARRATIVAS E MEMÓRIAS DOCENTES DE EXPERIÊNCIAS OU PROCESSOS ESPECÍFICOS VIVENCIADOS PELOS ENTREVISTADOS ACERCA DA TEMÁTICA EM FOCO. A PARTIR DAS NARRATIVAS DOS PROFESSORES, ESSE ESTUDO SE PROPÔS ANALISAR PRÁTICAS E A DISCUTIR ELEMENTOS QUE AUXILIEM NA CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE EM DEFESA DA DIFERENÇA E PROTAGONISMO JUVENIL, FAZENDO COM QUE O DIREITO À LIBERDADE SEJA A BANDEIRA DE LUTA DE TODOS OS ESTUDANTES. OS RESULTADOS, ATÉ ENTÃO OBTIDOS, SINALIZAM QUE OS PROFESSORES VEM TRABALHANDO DIFERENTES VISÕES SOBRE A SEXUALIDADE E GÊNERO BUSCANDO POTENCIALIZAR A CULTURA DE PAZ NA COMUNIDADE ESCOLAR.