DIANTE DO CENÁRIO ATUAL, QUE É A PRÁTICA DO DISTANCIAMENTO SOCIAL, PARA A DIMINUIÇÃO DA VELOCIDADE DE TRANSMISSÃO DO VÍRUS COVID-19, PERCEBEMOS QUE O PAÍS ADOTOU PRÁTICAS DIFERENCIADAS EM MUITOS CAMPOS DE ATUAÇÃO HUMANA, QUE VÃO DESDE O CAMPO EDUCACIONAL ATÉ O CAMPO ALIMENTAR. SENDO ASSIM, NA CIDADE DE MANAUS, A REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ADOTOU A MEDIDA COM RAPIDEZ E EFICÁCIA, SUSPENDENDO AS AULAS PRESENCIAIS E REORGANIZANDO O MODO DE TRANSMISSÃO DE ATIVIDADES E CONTEÚDOS AOS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL. COM ISSO, OS EDUCADORES PERCEBERAM A NECESSIDADE DE REPENSAR SUAS PRÁTICAS E ADOTAR MEDIDAS QUE VIABILIZASSEM A CHEGADA DO CONHECIMENTO AOS ALUNOS. OS EDUCADORES UTILIZARAM COMO FERRAMENTAS DIÁRIAS PARA APOIO PEDAGÓGICO E ATENDIMENTO AOS ALUNOS E RESPONSÁVEIS, A TV ENCONTRO DAS ÁGUAS, AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM – AVA, CANAL AULA EM CASA DO YOUTUBE, ALÉM DOS GRUPOS DE WHATSAPP E GOOGLE MEET PARA REUNIÕES PEDAGÓGICAS EM GRUPO. PENSANDO NESSE MOMENTO QUE É ÚNICO, PERCEBEMOS A NECESSIDADE DO DIÁLOGO E DE REFLEXÕES POR PARTE DOS EDUCADORES, OS QUAIS FORAM APRIMORANDO SUAS PRÁTICAS E ADENTRANDO AO MUNDO TECNOLÓGICO DE FORMA RÁPIDA E ACELERADA, PENSADO NISTO, ENTENDER COMO SE DEU ESTA TRANSFORMAÇÃO É ESSENCIAL. SENDO ASSIM, PARA A ANÁLISE DA FALA DOS PROFESSORES FOI REALIZADA A ANÁLISE DE CONTEÚDO (AC) E CATEGORIZADA DE FORMA A LEVAR A COMPREENSÃO DE COMO SE DEU ESTA TRANSFORMAÇÃO E COMO IMPACTOU DIRETAMENTE NO FAZER DO EDUCADOR, E CLARO, DO ALUNO QUE ESTÁ PODENDO CONTINUAR ESTUDANDO MESMO DIANTE DESTE CENÁRIO DE PANDEMIA.