A DIVERSIDADE DE ALUNOS QUE FREQUENTAM O AMBIENTE ESCOLAR REFORÇA A IMPORTÂNCIA DE ABORDAR TEMÁTICAS RELACIONADAS À EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA, VISTO QUE ESSA ABRANGE ASPECTOS BIOLÓGICOS, PSICOLÓGICOS E SOCIAIS. CONSIDERANDO A DIFICULDADE DE ALGUNS PROFESSORES DA REDE DE ENSINO EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DA TEMÁTICA E A IMPORTÂNCIA DO MESMO, O PROJETO DE EXTENSÃO “EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE: UMA PROPOSTA CONSCIENTIZADORA PARA ALUNOS E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA” DESENVOLVE ATIVIDADES EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA OBJETIVANDO PROMOVER A FORMAÇÃO DO SUJEITO COMO UM TODO, PARA QUE ELE POSSA SE PERCEBER COMO UM INDIVÍDUO ATIVO, SENDO CAPAZ DE MUDAR SUA TRAJETÓRIA DE VIDA. O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UM RECORTE DOS RESULTADOS DO PROJETO, RELACIONADO AO DESENVOLVIMENTO DOS TEMAS SEXUALIDADE E SUAS CONCEPÇÕES; IDENTIDADE SOCIAL; AUTOESTIMA; AUTOACEITAÇÃO E AUTOCUIDADO. PARA O DESENVOLVIMENTO DAS TEMÁTICAS UTILIZOU-SE AULAS EXPOSITIVAS DIALOGADAS, VÍDEOS E DINÂMICAS POR MEIO DE DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE ENSINO REMOTO QUE PROPORCIONARAM A REFLEXÃO DOS ALUNOS DIANTE DOS ASSUNTOS APRESENTADOS. ESSES RECURSOS, POSSIBILITARAM A PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS DISCENTES, PERMITINDO A TROCA DE CONHECIMENTO E A PROMOÇÃO AO RESPEITO DA DIVERSIDADE, AO INVÉS DE UMA MERA TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS, ALCANÇOU-SE A HUMANIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM, A SENSIBILIZAÇÃO MÚTUA E A CONSCIENTIZAÇÃO ACERCA DAS TEMÁTICAS ABORDADAS: PRECONCEITO, ESTEREÓTIPO, NORMATIVIDADE E HIERARQUIZAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS E COMPORTAMENTOS HUMANOS DIANTE DA DIVERSIDADE.