Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS SOCIAIS DA LINGUAGEM: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Palavra-chaves: LINGUAGEM, PRÁTICAS DE LETRAMENTO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE ARTIGO OBJETIVA APRESENTAR UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, VISANDO À FORMAÇÃO CIDADÃ POR MEIO DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA ESCOLA E NA SOCIEDADE. VISTO QUE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM PERPASSA TODAS AS ESFERAS SOCIAIS E AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO POSSUEM A FUNÇÃO DE FORMAR CIDADÃOS CRÍTICOS, CAPAZES DE INTERPRETAR DIVERSAS SITUAÇÕES EM DIFERENTES CONTEXTOS. COMO APORTE TEÓRICO, PAUTAMO-NOS EM AUTORES QUE DISCORREM A RESPEITO DA LINGUAGEM ENQUANTO PRÁTICAS SOCIAIS, A EXEMPLO DE ORLANDI (1999); SOBRE O LETRAMENTO EM SALA DE AULA, RECORREMOS A KLEIMAN (2005), AOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (BRASIL, 1997; 1998) E ÀS PROPOSTAS CURRICULARES PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (BRASIL, 2002).

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