AS PRÁTICAS SOCIAIS SÃO REALIZADAS POR UMA COMUNIDADE E POSSIBILITAM UM ENSINO E APRENDIZAGEM VINCULADOS ÀS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, SOCIEDADE, CULTURA E COGNIÇÃO. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO CONHECER A POTENCIALIDADE DAS PRÁTICAS SOCIAIS COMO UMA PROPOSTA METODOLÓGICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO DA E. E. F. M. JÁDER MOREIRA DE CARVALHO. DESSA FORMA, FORAM TRAÇADOS OS SEGUINTES OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE MODO A ALCANÇAR O OBJETIVO GERAL: IDENTIFICAR OS ELEMENTOS E AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM QUE EVOLVEM AS PRÁTICAS SOCIAIS NO ENSINO, IDENTIFICANDO SUA UTILIZAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO DE MATEMÁTICA; DESENVOLVER ATIVIDADES RESSALTANDO AS PRÁTICAS SOCIAIS COMO UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA; DESCREVER OS PROCEDIMENTOS DA APLICAÇÃO E AS PERSPECTIVAS DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AS PRÁTICAS SOCIAIS COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. INICIALMENTE FOI REALIZADA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E POSTERIORMENTE FORAM ESCOLHIDAS ATIVIDADES PARA AS APLICAÇÕES NAS TURMAS. DESSE MODO FORAM APLICADAS ATIVIDADES NAS TURMAS DO PRIMEIRO, SEGUNDO E TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. OBSERVOU-SE DURANTE AS APLICAÇÕES COM OS ALUNOS, QUE O USO DAS PRÁTICAS SOCIAIS PODE POTENCIALIZAR O ENSINO DE MATEMÁTICA E POSSIBILITAR O CONTATO DOS ALUNOS COM OS ELEMENTOS PRESENTES NA HISTÓRIA E NA CULTURA, PARA PROVOCAR NELES O EXERCÍCIO DO PENSAR, LEVANDO-OS A PERCEBER A MATEMÁTICA COMO UMA CRIAÇÃO HUMANA E INCENTIVANDO-OS A BUSCAR RAZÕES PELAS QUAIS É FEITA, ASSIM COMO A RELAÇÃO QUE A MATEMÁTICA TEM COM OUTROS CONTEÚDOS.