ESTE ESTUDO BUSCA APREENDER COMO O PLANO MUNCIPAL DE EDUCAÇÃO (PME) DE FÁTIMA DO SUL APRESENTA A GESTÃO EDUCACIONAL E A SUA RELAÇÃO COM O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE). A PESQUISA UTILIZARÁ A ABORDAGEM O MÉTODO QUALITATIVO, POR MEIO DE PESQUISA DOCUMENTAL. O MATERIAL BIBLIOGRÁFICO A SER UTILIZADO SERÁ COMPOSTO DE ARTIGOS, CAPÍTULOS DE LIVROS E LIVROS DE PUBLICAÇÕES BUSCADAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA QUE TRATAM DO TEMA. O CORPUS DOCUMENTAL DA ANÁLISE É COMPOSTO PELA CONSTITUIÇÃO FEDERAL/1988, LEI Nº 9.394/1996, A LEI Nº 13.005 E O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FÁTIMA DO SUL. CONCLUÍMOS QUE OS PLANOS DE EDUCAÇÃO SÃO DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA O NORTEAMENTO E A QUALIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO NOS ESTADOS E MUNICÍPIOS DO BRASIL. DIANTE DESSA REALIDADE AO ANALISAR O PNE JUNTAMENTE COM OS PME DE FÁTIMA DO SUL, NOTA-SE QUE ELES APRESENTAM CARACTERÍSTICAS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA META 19, MAS COM ALGUMAS DIFERENÇAS ENTRE ELES.