DIANTE DO CENÁRIO DE ISOLAMENTO SOCIAL FOI NECESSÁRIO A IDEALIZAÇÃO DE NOVOS PROCEDIMENTOS PARA QUE OCORRESSEM AS AULAS REMOTAS OBJETIVANDO A CONTINUAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM. APROVEITANDO O POTENCIAL DA COMUNICAÇÃO NO UNIVERSO DIGITAL E CONSIDERANDO A REALIDADE DO GRUPO PESQUISADO ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO VERIFICAR A UTILIZAÇÃO DO WHATSAPP COMO RECURSO PARA A AVALIAÇÃO DA HABILIDADE LEITORA DE ALUNOS DO 2º ANO. A PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO ADOTOU O APLICATIVO DE MENSAGENS INSTANTÂNEAS PARA O ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO DA LEITURA DOS ALUNOS. FOI UTILIZADA COMO REFERÊNCIA O QUADRO DE SISTEMATIZAÇÃO DE ACOMPANHAMENTO POR ALUNO PARA A AVALIAÇÃO DA LEITURA DO PROGRAMA APRENDIZAGEM NA IDADE CERTA – MAISPAIC. CONCLUI-SE QUE O APLICATIVO WHATSAPP PROPORCIONA UM AMBIENTE DIGITAL DE INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO QUE POSSIBILITA O ACOMPANHAMENTO DA LEITURA DOS EDUCANDOS CONTRIBUINDO PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO.