Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO PARA INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS

Palavra-chaves: ENSINO, PRODUTO EDUCACIONAL, MATERIAL ADAPTADO, INCLUSÃO, Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2020-11-04 09:38:28"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 67696
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 768
    "inscrito_id" => 5694
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO PARA INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS"
    "resumo" => """
      O PROCESSO DE INCLUS?O DE ALUNOS SURDOS NO AMBIENTE EDUCACIONAL, AINDA REPRESENTA UM GRANDE DESAFIO\r\n
      PARA A MAIORIA DAS INSTITUI??ES DE ENSINO, ESPECIALMENTE NO TOCANTE AO ENSINO PROFISSIONAL. DESTA\r\n
      FORMA, DESENVOLVEU-SE UMA PESQUISA COM O INTUITO DE AVALIAR A QUEST?O DA INTRODU??O DE MATERIAIS\r\n
      DID?TICOS ADAPTADOS PARA MELHORAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS SURDOS DO CURSO T?CNICO DE\r\n
      N?VEL M?DIO INTEGRADO EM MEIO AMBIENTE NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS, CAMPUS MARECHAL\r\n
      DEODORO (IFAL-MD). PARA TANTO UTILIZOU-SE O M?TODO QUALITATIVO, ATRAV?S DE PESQUISA DIAGN?STICA,\r\n
      COM OS ALUNOS SURDOS DA REFERIDA INSTITUI??O. OBSERVOU-SE A EXIST?NCIA DE INICIATIVAS NA QUEST?O DE\r\n
      INCLUS?O DE MATERIAIS DID?TICOS ADAPTADOS VISANDO A MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM\r\n
      DO P?BLICO EM QUEST?O, POR?M DE FORMA ISOLADA E INCIPIENTE, SENDO SUGERIDO QUE A INSTITUI??O BUSQUE\r\n
      ESTRAT?GIAS DE DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DID?TICOS ADAPTADOS QUE POSSAM SUPRIR TOTALMENTE A\r\n
      NECESSIDADES DIFERENCIADAS DOS ALUNOS SURDOS, DE FORMA A FAVORECER TANTO O PROCESSO DE ENSINO COMO O\r\n
      PROCESSO DE APRENDIZAGEM, AL?M BUSCAR A TOTALIDADE DO CUMPRIMENTO DA LEGISLA??O QUE TRATA DA\r\n
      INCLUS?O DA PESSOA COM DEFICI?NCIA NAS INSTITUI??ES FEDERAIS DE ENSINO, EM ESPECIAL DOS ALUNOS SURDOS\r\n
      QUE ESTUDAM NA INSTITUI??O.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "ENSINO, PRODUTO EDUCACIONAL, MATERIAL ADAPTADO, INCLUSÃO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID5694_26082020125414.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LENIN MENDES COSTA"
    "autor_nome_curto" => "COSTA"
    "autor_email" => "lenincosta@yahoo.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 67696
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 768
    "inscrito_id" => 5694
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO PARA INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS"
    "resumo" => """
      O PROCESSO DE INCLUS?O DE ALUNOS SURDOS NO AMBIENTE EDUCACIONAL, AINDA REPRESENTA UM GRANDE DESAFIO\r\n
      PARA A MAIORIA DAS INSTITUI??ES DE ENSINO, ESPECIALMENTE NO TOCANTE AO ENSINO PROFISSIONAL. DESTA\r\n
      FORMA, DESENVOLVEU-SE UMA PESQUISA COM O INTUITO DE AVALIAR A QUEST?O DA INTRODU??O DE MATERIAIS\r\n
      DID?TICOS ADAPTADOS PARA MELHORAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS SURDOS DO CURSO T?CNICO DE\r\n
      N?VEL M?DIO INTEGRADO EM MEIO AMBIENTE NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS, CAMPUS MARECHAL\r\n
      DEODORO (IFAL-MD). PARA TANTO UTILIZOU-SE O M?TODO QUALITATIVO, ATRAV?S DE PESQUISA DIAGN?STICA,\r\n
      COM OS ALUNOS SURDOS DA REFERIDA INSTITUI??O. OBSERVOU-SE A EXIST?NCIA DE INICIATIVAS NA QUEST?O DE\r\n
      INCLUS?O DE MATERIAIS DID?TICOS ADAPTADOS VISANDO A MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM\r\n
      DO P?BLICO EM QUEST?O, POR?M DE FORMA ISOLADA E INCIPIENTE, SENDO SUGERIDO QUE A INSTITUI??O BUSQUE\r\n
      ESTRAT?GIAS DE DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DID?TICOS ADAPTADOS QUE POSSAM SUPRIR TOTALMENTE A\r\n
      NECESSIDADES DIFERENCIADAS DOS ALUNOS SURDOS, DE FORMA A FAVORECER TANTO O PROCESSO DE ENSINO COMO O\r\n
      PROCESSO DE APRENDIZAGEM, AL?M BUSCAR A TOTALIDADE DO CUMPRIMENTO DA LEGISLA??O QUE TRATA DA\r\n
      INCLUS?O DA PESSOA COM DEFICI?NCIA NAS INSTITUI??ES FEDERAIS DE ENSINO, EM ESPECIAL DOS ALUNOS SURDOS\r\n
      QUE ESTUDAM NA INSTITUI??O.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "ENSINO, PRODUTO EDUCACIONAL, MATERIAL ADAPTADO, INCLUSÃO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID5694_26082020125414.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LENIN MENDES COSTA"
    "autor_nome_curto" => "COSTA"
    "autor_email" => "lenincosta@yahoo.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O PROCESSO DE INCLUS?O DE ALUNOS SURDOS NO AMBIENTE EDUCACIONAL, AINDA REPRESENTA UM GRANDE DESAFIO PARA A MAIORIA DAS INSTITUI??ES DE ENSINO, ESPECIALMENTE NO TOCANTE AO ENSINO PROFISSIONAL. DESTA FORMA, DESENVOLVEU-SE UMA PESQUISA COM O INTUITO DE AVALIAR A QUEST?O DA INTRODU??O DE MATERIAIS DID?TICOS ADAPTADOS PARA MELHORAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS SURDOS DO CURSO T?CNICO DE N?VEL M?DIO INTEGRADO EM MEIO AMBIENTE NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS, CAMPUS MARECHAL DEODORO (IFAL-MD). PARA TANTO UTILIZOU-SE O M?TODO QUALITATIVO, ATRAV?S DE PESQUISA DIAGN?STICA, COM OS ALUNOS SURDOS DA REFERIDA INSTITUI??O. OBSERVOU-SE A EXIST?NCIA DE INICIATIVAS NA QUEST?O DE INCLUS?O DE MATERIAIS DID?TICOS ADAPTADOS VISANDO A MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO P?BLICO EM QUEST?O, POR?M DE FORMA ISOLADA E INCIPIENTE, SENDO SUGERIDO QUE A INSTITUI??O BUSQUE ESTRAT?GIAS DE DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DID?TICOS ADAPTADOS QUE POSSAM SUPRIR TOTALMENTE A NECESSIDADES DIFERENCIADAS DOS ALUNOS SURDOS, DE FORMA A FAVORECER TANTO O PROCESSO DE ENSINO COMO O PROCESSO DE APRENDIZAGEM, AL?M BUSCAR A TOTALIDADE DO CUMPRIMENTO DA LEGISLA??O QUE TRATA DA INCLUS?O DA PESSOA COM DEFICI?NCIA NAS INSTITUI??ES FEDERAIS DE ENSINO, EM ESPECIAL DOS ALUNOS SURDOS QUE ESTUDAM NA INSTITUI??O.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.