O PROCESSO DE INCLUS?O DE ALUNOS SURDOS NO AMBIENTE EDUCACIONAL, AINDA REPRESENTA UM GRANDE DESAFIO
PARA A MAIORIA DAS INSTITUI??ES DE ENSINO, ESPECIALMENTE NO TOCANTE AO ENSINO PROFISSIONAL. DESTA
FORMA, DESENVOLVEU-SE UMA PESQUISA COM O INTUITO DE AVALIAR A QUEST?O DA INTRODU??O DE MATERIAIS
DID?TICOS ADAPTADOS PARA MELHORAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS SURDOS DO CURSO T?CNICO DE
N?VEL M?DIO INTEGRADO EM MEIO AMBIENTE NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS, CAMPUS MARECHAL
DEODORO (IFAL-MD). PARA TANTO UTILIZOU-SE O M?TODO QUALITATIVO, ATRAV?S DE PESQUISA DIAGN?STICA,
COM OS ALUNOS SURDOS DA REFERIDA INSTITUI??O. OBSERVOU-SE A EXIST?NCIA DE INICIATIVAS NA QUEST?O DE
INCLUS?O DE MATERIAIS DID?TICOS ADAPTADOS VISANDO A MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
DO P?BLICO EM QUEST?O, POR?M DE FORMA ISOLADA E INCIPIENTE, SENDO SUGERIDO QUE A INSTITUI??O BUSQUE
ESTRAT?GIAS DE DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DID?TICOS ADAPTADOS QUE POSSAM SUPRIR TOTALMENTE A
NECESSIDADES DIFERENCIADAS DOS ALUNOS SURDOS, DE FORMA A FAVORECER TANTO O PROCESSO DE ENSINO COMO O
PROCESSO DE APRENDIZAGEM, AL?M BUSCAR A TOTALIDADE DO CUMPRIMENTO DA LEGISLA??O QUE TRATA DA
INCLUS?O DA PESSOA COM DEFICI?NCIA NAS INSTITUI??ES FEDERAIS DE ENSINO, EM ESPECIAL DOS ALUNOS SURDOS
QUE ESTUDAM NA INSTITUI??O.