O DISTANCIAMENTO SOCIAL E AS MEDIDAS DE SEGURANÇA DA PANDEMIA DA COVID-19 AMEAÇARAM OS DESENVOLVIMENTOS DOS PROJETOS PRÁTICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA (EPT). ESTE TRABALHO RELATA COMO FOI POSSÍVEL CONTORNAR TAIS CIRCUNSTÂNCIAS E CONTINUAR COM O DESENVOLVIMENTO E DOCUMENTAÇÃO DE PROTÓTIPOS EM ARDUINO, UTILIZANDO DE FERRAMENTAS VIRTUAIS COLABORATIVAS DE ORGANIZAÇÃO (TRELLO), SIMULAÇÃO (TINKERCAD) E ESCRITA (OFFICE 365 E GOOGLE DOCS). DOIS TRABALHOS CONCLUSÃO (MEDIDOR DE ENERGIA E RELÉ DE PROTEÇÃO DIGITAL) DO CURSO TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA), CAMPUS JACOBINA – BA, FORAM REALIZADOS DE FORMA REMOTA, COLABORATIVA E SEGURA UTILIZANDO AS FERRAMENTAS SUPRACITADAS. DESTA FORMA, FOI POSSÍVEL RETOMAR E ESTREITAR À RELAÇÃO DOS DISCENTES COM A INSTITUIÇÃO DE ENSINO, QUE ESTAVA FRAGILIZADA DEVIDO À SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS E AO DISTANCIAMENTO SOCIAL.