A QUÍMICA É VISTA COMO UMA DISCIPLINA DIFÍCIL E CAUSA MEDO E RECEIO AOS ESTUDANTES, MESMO ESTANDO EM NOSSO COTIDIANO. A DA CONTEXTUALIZAÇÃO, BEM COMO AS FERRAMENTAS DIGITAIS, SÃO ALTERNATIVAS QUE PODEM FACILITAR O ENTENDIMENTO NA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS. A CONTEXTUALIZAÇÃO ATRELADA AO USO DE TECNOLOGIAS PROMOVE UMA ABORDAGEM MAIS DINÂMICA E ATRATIVA AOS ESTUDANTES DURANTE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. ASSIM, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É APRESENTAR UMA PROPOSTA METODOLÓGICA QUE VISA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA, CONTEXTUALIZADO A PARTIR DO ESTUDO DO USO DE PLANTAS MEDICINAIS, USANDO COMO FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA O ENSINO REMOTO, OS APLICATIVOS, GOOGLE MEET, MINDMEISTER E PADLET. PARA A REALIZAÇÃO DESSA PROPOSTA O CONTEÚDO ESCOLHIDO FOI FUNÇÕES ORGÂNICAS. A PROPOSTA METODOLÓGICA ACONTECEU EM 4 ETAPAS, CONSISTINDO EM: 1) PLANEJAMENTO DAS AULAS; 2) INTRODUÇÃO AO CONTEÚDO; 3) APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO FUNÇÕES ORGÂNICAS A PARTIR DAS PLANTAS MEDICINAIS; 4) AVALIAÇÃO DA PROPOSTA DIDÁTICA. AO FINAL DA PESQUISA CONSTATOU-SE QUE A CONTEXTUALIZAÇÃO FACILITA O APRENDIZADO DO ALUNO, POIS ASSOCIA O CONHECIMENTO PRÉVIO DO ALUNO ADQUIRIDO A PARTIR DA VIVÊNCIA LOCAL AO CONHECIMENTO CIENTIFICO. QUANTO AO USO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS, SÃO TECNOLOGIAS QUE DESPERTAM A CRIATIVIDADE, RACIOCÍNIOS CRÍTICOS E LÓGICOS, ALÉM DE SER UMA ALTERNATIVA DINÂMICA QUE SUBSTITUI O ENSINO TRADICIONAL.