O OBJETIVO DESTE TRABALHO ? RETOMAR OS DEBATES POR UMA EDUCA??O INTEGRAL NOS ANOS 30 ? LUZ DAS EXPERI?NCIAS DE AN?SIO TEIXEIRA COMO DIRETOR GERAL DE INSTRU??O P?BLICA DO DISTRITO FEDERAL DE 1931 A 1935 E A IMPLEMENTA??O DAS ESCOLAS T?CNICAS SECUND?RIAS DO DISTRITO FEDERAL E DE PASCHOAL LEME COMO INSPETOR DE ENSINO DO RIO DE JANEIRO E NA ELABORA??O DO MANIFESTO DE RECONSTRU??O EDUCACIONAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, ESCRITO EM 1934. A PARTIR DE SUAS EXPERI?NCIAS DE RESIST?NCIA E LUTA CONTRA A DUALIDADE, POR UMA EDUCA??O P?BLICA INTEGRAL DEMOCR?TICA E LAICA BUSCAR-SE-? REFLETIR SOBRE O ENSINO M?DIO BRASILEIRO E OS ATUAIS DESAFIOS PARA CONSTRU??O DE UMA EDUCA??O INTEGRAL PARA TODOS OS SETORES DA SOCIEDADE.