ESSE ESTUDO TRAZ UMA DISCUSSÃO SOBRE A PESQUISA COLETIVA COMO RECURSO E ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE TRANSFORMAÇÃO DO SUJEITO PROTAGONISTA NO TRABALHO DE SENSIBILIZAÇÃO E A BUSCA DE RESOLUÇÃO DE UM DADO PROBLEMA COM INTERVENÇÃO, REALIZADA NOS ANOS DE 2011 E 2012, POR ALUNOS DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EPITÁCIO PESSOA, NO QUAL FOI FEITO UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA ATIVIDADE PESQUEIRA E A POLUIÇÃO DAS ÁGUAS DO AÇUDE ORÓS, TENDO COMO OBJETIVO ANALISAR AS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DESSA AÇÃO PRATICADA POR PISCICULTORES DE COMUNIDADES RIBEIRINHAS, BEM COMO A BUSCA DE MUDANÇA DE ATITUDES NA CONSERVAÇÃO HÍDRICA DESSE RESERVATÓRIO DE ÁGUA DOCE. ESSA AÇÃO/INTERVENÇÃO VISOU À VALORIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO ESTUDANTIL POR MEIO DA PESQUISA, A PROCURA DA DIMINUIÇÃO DA POLUIÇÃO DAS ÁGUAS. QUANTO À METODOLOGIA, TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CASO, NO QUAL OS ALUNOS REALIZARAM AS AÇÕES DE INVESTIGAÇÃO, ATRAVÉS DAS ATIVIDADES DE CAMPO, PALESTRAS, MINICURSO, ENTREVISTAS, COMPARAÇÕES ANALÍTICAS DA SITUAÇÃO DA POLUIÇÃO DA ÁGUA, ETC. OS RESULTADOS ADVINDOS DESSA PESQUISA-AÇÃO-REFLEXÃO PERMITE REVELAR QUE AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO COLETIVA, COMO PROPOSTA DE PARTICIPAÇÃO E INVESTIGAÇÃO DE UM DADO PROBLEMA TE POSSIBILIDADES DE GERAR RESULTADOS POSITIVOS. PARA ISSO, COMO FORAM UTILIZADAS AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS OS AUTORES TAIS COMO: BNCC, BRANDÃO, BRITO, CALLAI, CARLOS, CASTROGIOVANI, CAVALCANTI, CORRÊA, FREIRE, GARDNER, HELLER, NEVES, PÁDUA, ROSA, SILVA, STEFANELLO E TUAN.