PODE RIR, MAS O ASSUNTO É SÉRIO! O ESTUDO DA MEMBRANA PLASMÁTICA POR MEIO DE MEMES
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69302 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1357 "inscrito_id" => 6209 "titulo" => "PODE RIR, MAS O ASSUNTO É SÉRIO! O ESTUDO DA MEMBRANA PLASMÁTICA POR MEIO DE MEMES" "resumo" => "O ENSINO DE BIOLOGIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PAÍS VEM SENDO MARCADO POR UMA SÉRIE DE CRÍTICAS POR PARTE DA SOCIEDADE E ESTUDIOSOS A RESPEITO DA ORGANIZAÇÃO E PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS APLICADOS EM AULA, ELE NÃO TEM CONTRIBUÍDO PARA UM APRENDIZADO SIGNIFICATIVO, TAMPOUCO ESTIMULADO UMA MUDANÇA DE POSTURA, DA SOCIEDADE, ATIVA DIANTE DE SITUAÇÕES AMBIENTAIS, ECOLÓGICAS E COTIDIANAS. BUSCANDO REVERTER ESSE QUADRO NAS AULAS DE BIOLOGIA, ESPECIFICAMENTE NO TEMA MEMBRANA PLASMÁTICA, APLICAMOS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD) DIVERSIFICADA TENDO COMO TEMA A MEMBRANA PLASMÁTICA E SUA IMPORTÂNCIA PARA MANUTENÇÃO DA VIDA. NOSSO OBJETIVO FOI UTILIZAR OS MEMES COMO INSTRUMENTO MEDIADOR DO ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE CITOLOGIA. PARA TANTO, UTILIZAMOS NESTA SD DIVERSAS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS, QUE FORAM DESDE O USO DE MEMES NA AULA INTRODUTÓRIA, ATÉ A CONFECÇÃO DE MOLDES /MODELOS DIDÁTICOS DA MEMBRANA PLASMÁTICA. ESTA PESQUISA FOI DESENVOLVIDA COM ALUNOS DE UMA TURMA DA SEGUNDA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ESTADUAL OLAVO BILAC DA CIDADE DE SERTÂNIA-PE. COMO PRESSUPOSTOS TEÓRICOS UTILIZAMOS OS CONHECIMENTOS DE SILVA E CAVASSAN (2006), KENSKI, (2008), ALMEIDA (2007), HORTA, (2015), LIBÂNIO (1994), ENTRE OUTROS. ENCONTRAMOS DIVERSOS PONTOS POSITIVOS NA APLICAÇÃO DESTA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DENTRE AS QUAIS PODEMOS DESTACAR A PARTICIPAÇÃO CRESCENTE DOS ALUNOS, BEM COMO O ENGAJAMENTO NAS ATIVIDADES PROPOSTAS. ALÉM DISTO, SUA EFICÁCIA PODE SER COMPROVADA, ATRAVÉS DA ANÁLISE DOS TRABALHOS, DAS FALAS E DA CORREÇÃO DO QUESTIONÁRIO APLICADO, O QUAL OBSERVOU-SE UMA COMPREENSÃO E EVOLUÇÃO CONCEITUAL DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AO TEMA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ENSINO DE BIOLOGIA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, MEMES, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA16_ID6209_01092020155044.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO EDUARDO ALEIXO NUNES" "autor_nome_curto" => "PAULO EDUARDO" "autor_email" => "pauloeduardobiologo@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69302 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1357 "inscrito_id" => 6209 "titulo" => "PODE RIR, MAS O ASSUNTO É SÉRIO! O ESTUDO DA MEMBRANA PLASMÁTICA POR MEIO DE MEMES" "resumo" => "O ENSINO DE BIOLOGIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PAÍS VEM SENDO MARCADO POR UMA SÉRIE DE CRÍTICAS POR PARTE DA SOCIEDADE E ESTUDIOSOS A RESPEITO DA ORGANIZAÇÃO E PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS APLICADOS EM AULA, ELE NÃO TEM CONTRIBUÍDO PARA UM APRENDIZADO SIGNIFICATIVO, TAMPOUCO ESTIMULADO UMA MUDANÇA DE POSTURA, DA SOCIEDADE, ATIVA DIANTE DE SITUAÇÕES AMBIENTAIS, ECOLÓGICAS E COTIDIANAS. BUSCANDO REVERTER ESSE QUADRO NAS AULAS DE BIOLOGIA, ESPECIFICAMENTE NO TEMA MEMBRANA PLASMÁTICA, APLICAMOS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD) DIVERSIFICADA TENDO COMO TEMA A MEMBRANA PLASMÁTICA E SUA IMPORTÂNCIA PARA MANUTENÇÃO DA VIDA. NOSSO OBJETIVO FOI UTILIZAR OS MEMES COMO INSTRUMENTO MEDIADOR DO ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE CITOLOGIA. PARA TANTO, UTILIZAMOS NESTA SD DIVERSAS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS, QUE FORAM DESDE O USO DE MEMES NA AULA INTRODUTÓRIA, ATÉ A CONFECÇÃO DE MOLDES /MODELOS DIDÁTICOS DA MEMBRANA PLASMÁTICA. ESTA PESQUISA FOI DESENVOLVIDA COM ALUNOS DE UMA TURMA DA SEGUNDA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ESTADUAL OLAVO BILAC DA CIDADE DE SERTÂNIA-PE. COMO PRESSUPOSTOS TEÓRICOS UTILIZAMOS OS CONHECIMENTOS DE SILVA E CAVASSAN (2006), KENSKI, (2008), ALMEIDA (2007), HORTA, (2015), LIBÂNIO (1994), ENTRE OUTROS. ENCONTRAMOS DIVERSOS PONTOS POSITIVOS NA APLICAÇÃO DESTA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DENTRE AS QUAIS PODEMOS DESTACAR A PARTICIPAÇÃO CRESCENTE DOS ALUNOS, BEM COMO O ENGAJAMENTO NAS ATIVIDADES PROPOSTAS. ALÉM DISTO, SUA EFICÁCIA PODE SER COMPROVADA, ATRAVÉS DA ANÁLISE DOS TRABALHOS, DAS FALAS E DA CORREÇÃO DO QUESTIONÁRIO APLICADO, O QUAL OBSERVOU-SE UMA COMPREENSÃO E EVOLUÇÃO CONCEITUAL DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AO TEMA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ENSINO DE BIOLOGIA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, MEMES, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA16_ID6209_01092020155044.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO EDUARDO ALEIXO NUNES" "autor_nome_curto" => "PAULO EDUARDO" "autor_email" => "pauloeduardobiologo@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }