Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PODE RIR, MAS O ASSUNTO É SÉRIO! O ESTUDO DA MEMBRANA PLASMÁTICA POR MEIO DE MEMES

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, ENSINO DE BIOLOGIA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, MEMES, Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69302
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1357
    "inscrito_id" => 6209
    "titulo" => "PODE RIR, MAS O ASSUNTO É SÉRIO! O ESTUDO DA MEMBRANA PLASMÁTICA POR MEIO DE MEMES"
    "resumo" => "O ENSINO DE BIOLOGIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PAÍS VEM SENDO MARCADO POR UMA SÉRIE DE CRÍTICAS POR PARTE DA SOCIEDADE E ESTUDIOSOS A RESPEITO DA ORGANIZAÇÃO E PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS APLICADOS EM AULA, ELE NÃO TEM CONTRIBUÍDO PARA UM APRENDIZADO SIGNIFICATIVO, TAMPOUCO ESTIMULADO UMA MUDANÇA DE POSTURA, DA SOCIEDADE, ATIVA DIANTE DE SITUAÇÕES AMBIENTAIS, ECOLÓGICAS E COTIDIANAS. BUSCANDO REVERTER ESSE QUADRO NAS AULAS DE BIOLOGIA, ESPECIFICAMENTE NO TEMA MEMBRANA PLASMÁTICA, APLICAMOS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD) DIVERSIFICADA TENDO COMO TEMA A MEMBRANA PLASMÁTICA E SUA IMPORTÂNCIA PARA MANUTENÇÃO DA VIDA. NOSSO OBJETIVO FOI UTILIZAR OS MEMES COMO INSTRUMENTO MEDIADOR DO ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE CITOLOGIA. PARA TANTO, UTILIZAMOS NESTA SD DIVERSAS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS, QUE FORAM DESDE O USO DE MEMES NA AULA INTRODUTÓRIA, ATÉ A CONFECÇÃO DE MOLDES /MODELOS DIDÁTICOS DA MEMBRANA PLASMÁTICA. ESTA PESQUISA FOI DESENVOLVIDA COM ALUNOS DE UMA TURMA DA SEGUNDA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ESTADUAL OLAVO BILAC DA CIDADE DE SERTÂNIA-PE. COMO PRESSUPOSTOS TEÓRICOS UTILIZAMOS OS CONHECIMENTOS DE SILVA E CAVASSAN (2006), KENSKI, (2008), ALMEIDA (2007), HORTA, (2015), LIBÂNIO (1994), ENTRE OUTROS. ENCONTRAMOS DIVERSOS PONTOS POSITIVOS NA APLICAÇÃO DESTA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DENTRE AS QUAIS PODEMOS DESTACAR A PARTICIPAÇÃO CRESCENTE DOS ALUNOS, BEM COMO O ENGAJAMENTO NAS ATIVIDADES PROPOSTAS. ALÉM DISTO, SUA EFICÁCIA PODE SER COMPROVADA, ATRAVÉS DA ANÁLISE DOS TRABALHOS, DAS FALAS E DA CORREÇÃO DO QUESTIONÁRIO APLICADO, O QUAL OBSERVOU-SE UMA COMPREENSÃO E EVOLUÇÃO CONCEITUAL DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AO TEMA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ENSINO DE BIOLOGIA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, MEMES, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA16_ID6209_01092020155044.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO EDUARDO ALEIXO NUNES"
    "autor_nome_curto" => "PAULO EDUARDO"
    "autor_email" => "pauloeduardobiologo@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69302
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1357
    "inscrito_id" => 6209
    "titulo" => "PODE RIR, MAS O ASSUNTO É SÉRIO! O ESTUDO DA MEMBRANA PLASMÁTICA POR MEIO DE MEMES"
    "resumo" => "O ENSINO DE BIOLOGIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PAÍS VEM SENDO MARCADO POR UMA SÉRIE DE CRÍTICAS POR PARTE DA SOCIEDADE E ESTUDIOSOS A RESPEITO DA ORGANIZAÇÃO E PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS APLICADOS EM AULA, ELE NÃO TEM CONTRIBUÍDO PARA UM APRENDIZADO SIGNIFICATIVO, TAMPOUCO ESTIMULADO UMA MUDANÇA DE POSTURA, DA SOCIEDADE, ATIVA DIANTE DE SITUAÇÕES AMBIENTAIS, ECOLÓGICAS E COTIDIANAS. BUSCANDO REVERTER ESSE QUADRO NAS AULAS DE BIOLOGIA, ESPECIFICAMENTE NO TEMA MEMBRANA PLASMÁTICA, APLICAMOS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD) DIVERSIFICADA TENDO COMO TEMA A MEMBRANA PLASMÁTICA E SUA IMPORTÂNCIA PARA MANUTENÇÃO DA VIDA. NOSSO OBJETIVO FOI UTILIZAR OS MEMES COMO INSTRUMENTO MEDIADOR DO ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE CITOLOGIA. PARA TANTO, UTILIZAMOS NESTA SD DIVERSAS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS, QUE FORAM DESDE O USO DE MEMES NA AULA INTRODUTÓRIA, ATÉ A CONFECÇÃO DE MOLDES /MODELOS DIDÁTICOS DA MEMBRANA PLASMÁTICA. ESTA PESQUISA FOI DESENVOLVIDA COM ALUNOS DE UMA TURMA DA SEGUNDA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ESTADUAL OLAVO BILAC DA CIDADE DE SERTÂNIA-PE. COMO PRESSUPOSTOS TEÓRICOS UTILIZAMOS OS CONHECIMENTOS DE SILVA E CAVASSAN (2006), KENSKI, (2008), ALMEIDA (2007), HORTA, (2015), LIBÂNIO (1994), ENTRE OUTROS. ENCONTRAMOS DIVERSOS PONTOS POSITIVOS NA APLICAÇÃO DESTA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DENTRE AS QUAIS PODEMOS DESTACAR A PARTICIPAÇÃO CRESCENTE DOS ALUNOS, BEM COMO O ENGAJAMENTO NAS ATIVIDADES PROPOSTAS. ALÉM DISTO, SUA EFICÁCIA PODE SER COMPROVADA, ATRAVÉS DA ANÁLISE DOS TRABALHOS, DAS FALAS E DA CORREÇÃO DO QUESTIONÁRIO APLICADO, O QUAL OBSERVOU-SE UMA COMPREENSÃO E EVOLUÇÃO CONCEITUAL DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AO TEMA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ENSINO DE BIOLOGIA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, MEMES, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA16_ID6209_01092020155044.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO EDUARDO ALEIXO NUNES"
    "autor_nome_curto" => "PAULO EDUARDO"
    "autor_email" => "pauloeduardobiologo@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O ENSINO DE BIOLOGIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PAÍS VEM SENDO MARCADO POR UMA SÉRIE DE CRÍTICAS POR PARTE DA SOCIEDADE E ESTUDIOSOS A RESPEITO DA ORGANIZAÇÃO E PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS APLICADOS EM AULA, ELE NÃO TEM CONTRIBUÍDO PARA UM APRENDIZADO SIGNIFICATIVO, TAMPOUCO ESTIMULADO UMA MUDANÇA DE POSTURA, DA SOCIEDADE, ATIVA DIANTE DE SITUAÇÕES AMBIENTAIS, ECOLÓGICAS E COTIDIANAS. BUSCANDO REVERTER ESSE QUADRO NAS AULAS DE BIOLOGIA, ESPECIFICAMENTE NO TEMA MEMBRANA PLASMÁTICA, APLICAMOS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD) DIVERSIFICADA TENDO COMO TEMA A MEMBRANA PLASMÁTICA E SUA IMPORTÂNCIA PARA MANUTENÇÃO DA VIDA. NOSSO OBJETIVO FOI UTILIZAR OS MEMES COMO INSTRUMENTO MEDIADOR DO ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE CITOLOGIA. PARA TANTO, UTILIZAMOS NESTA SD DIVERSAS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS, QUE FORAM DESDE O USO DE MEMES NA AULA INTRODUTÓRIA, ATÉ A CONFECÇÃO DE MOLDES /MODELOS DIDÁTICOS DA MEMBRANA PLASMÁTICA. ESTA PESQUISA FOI DESENVOLVIDA COM ALUNOS DE UMA TURMA DA SEGUNDA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ESTADUAL OLAVO BILAC DA CIDADE DE SERTÂNIA-PE. COMO PRESSUPOSTOS TEÓRICOS UTILIZAMOS OS CONHECIMENTOS DE SILVA E CAVASSAN (2006), KENSKI, (2008), ALMEIDA (2007), HORTA, (2015), LIBÂNIO (1994), ENTRE OUTROS. ENCONTRAMOS DIVERSOS PONTOS POSITIVOS NA APLICAÇÃO DESTA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DENTRE AS QUAIS PODEMOS DESTACAR A PARTICIPAÇÃO CRESCENTE DOS ALUNOS, BEM COMO O ENGAJAMENTO NAS ATIVIDADES PROPOSTAS. ALÉM DISTO, SUA EFICÁCIA PODE SER COMPROVADA, ATRAVÉS DA ANÁLISE DOS TRABALHOS, DAS FALAS E DA CORREÇÃO DO QUESTIONÁRIO APLICADO, O QUAL OBSERVOU-SE UMA COMPREENSÃO E EVOLUÇÃO CONCEITUAL DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AO TEMA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.