ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO TRAÇAR UMA DISCUSSÃO SOBRE A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NA ESCOLA PARA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL SOB O OLHAR DA PSICANÁLISE. PARA TANTO, UTILIZAMOS COMO METODOLOGIA UMA REVISÃO DE LITERATURA DO TIPO NARRATIVA E DIALÓGICA, COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DOS EDUCANDOS (AS). AS HIPÓTESES LEVANTADAS NESTE TRABALHO ESTÃO RELACIONADAS A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL ENQUANTO PROFISSIONAL ATUANTE NO AMBIENTE ESCOLAR, VISANDO NÃO SOMENTE ATENDER A ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, COMO TAMBÉM, PROMOVER UMA FORMAÇÃO ESCOLAR VOLTADA PARA A SENSIBILIDADE, OBSERVANDO QUE OS SUJEITOS QUE COMPÕE ESSE UNIVERSO COMPLEXO (ESCOLA), SÃO DOTADOS DE ELEMENTOS, SOCIAIS, AFETIVOS E PSÍQUICOS QUE INFLUENCIAM DIRETAMENTE NA SUA APRENDIZAGEM. LOGO, A ANÁLISE DA LITERATURA POSSIBILITOU REFLETIR SOBRE COMO O PSICOPEDAGOGO PODE ATUAR NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR E A PSICANÁLISE É UM VALIOSO APORTE TEÓRICO QUE PODE AUXILIAR NA COMPREENSÃO DE COMO OS ASPECTOS AFETIVOS E INCONSCIENTES REVERBERAM NO DESENVOLVIMENTO DO PSIQUISMO HUMANO E SEUS IMPACTOS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, CONTRIBUINDO PARA A PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO MAIS HUMANA E INCLUSIVA, INDO ALÉM DA PREPARAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO.