Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO PARA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL: CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE

Palavra-chaves: PSICOPEDAGOGIA, EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL, PSICANÁLISE, REVISÃO NARRATIVA E DIALÓGICA, Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação Emocional
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69450
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1529
    "inscrito_id" => 6530
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO PARA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL: CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO TRAÇAR UMA DISCUSSÃO SOBRE A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NA ESCOLA PARA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL SOB O OLHAR DA PSICANÁLISE. PARA TANTO, UTILIZAMOS COMO METODOLOGIA UMA REVISÃO DE LITERATURA DO TIPO NARRATIVA E DIALÓGICA, COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DOS EDUCANDOS (AS). AS HIPÓTESES LEVANTADAS NESTE TRABALHO ESTÃO RELACIONADAS A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL ENQUANTO PROFISSIONAL ATUANTE NO AMBIENTE ESCOLAR, VISANDO NÃO SOMENTE ATENDER A ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, COMO TAMBÉM, PROMOVER UMA FORMAÇÃO ESCOLAR VOLTADA PARA A SENSIBILIDADE, OBSERVANDO QUE OS SUJEITOS QUE COMPÕE ESSE UNIVERSO COMPLEXO (ESCOLA), SÃO DOTADOS DE ELEMENTOS, SOCIAIS, AFETIVOS E PSÍQUICOS QUE INFLUENCIAM DIRETAMENTE NA SUA APRENDIZAGEM. LOGO, A ANÁLISE DA LITERATURA POSSIBILITOU REFLETIR SOBRE COMO O PSICOPEDAGOGO PODE ATUAR NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR E A PSICANÁLISE É UM VALIOSO APORTE TEÓRICO QUE PODE AUXILIAR NA COMPREENSÃO DE COMO OS ASPECTOS AFETIVOS E INCONSCIENTES REVERBERAM NO DESENVOLVIMENTO DO PSIQUISMO HUMANO E SEUS IMPACTOS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, CONTRIBUINDO PARA A PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO MAIS HUMANA E INCLUSIVA, INDO ALÉM DA PREPARAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => "PSICOPEDAGOGIA, EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL, PSICANÁLISE, REVISÃO NARRATIVA E DIALÓGICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA18_ID6530_01092020225127.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIA CRISTINA BUARQUE DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "MÁRCIA ARAÚJO"
    "autor_email" => "mcbaraujo2000@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69450
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1529
    "inscrito_id" => 6530
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO PARA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL: CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO TRAÇAR UMA DISCUSSÃO SOBRE A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NA ESCOLA PARA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL SOB O OLHAR DA PSICANÁLISE. PARA TANTO, UTILIZAMOS COMO METODOLOGIA UMA REVISÃO DE LITERATURA DO TIPO NARRATIVA E DIALÓGICA, COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DOS EDUCANDOS (AS). AS HIPÓTESES LEVANTADAS NESTE TRABALHO ESTÃO RELACIONADAS A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL ENQUANTO PROFISSIONAL ATUANTE NO AMBIENTE ESCOLAR, VISANDO NÃO SOMENTE ATENDER A ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, COMO TAMBÉM, PROMOVER UMA FORMAÇÃO ESCOLAR VOLTADA PARA A SENSIBILIDADE, OBSERVANDO QUE OS SUJEITOS QUE COMPÕE ESSE UNIVERSO COMPLEXO (ESCOLA), SÃO DOTADOS DE ELEMENTOS, SOCIAIS, AFETIVOS E PSÍQUICOS QUE INFLUENCIAM DIRETAMENTE NA SUA APRENDIZAGEM. LOGO, A ANÁLISE DA LITERATURA POSSIBILITOU REFLETIR SOBRE COMO O PSICOPEDAGOGO PODE ATUAR NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR E A PSICANÁLISE É UM VALIOSO APORTE TEÓRICO QUE PODE AUXILIAR NA COMPREENSÃO DE COMO OS ASPECTOS AFETIVOS E INCONSCIENTES REVERBERAM NO DESENVOLVIMENTO DO PSIQUISMO HUMANO E SEUS IMPACTOS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, CONTRIBUINDO PARA A PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO MAIS HUMANA E INCLUSIVA, INDO ALÉM DA PREPARAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => "PSICOPEDAGOGIA, EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL, PSICANÁLISE, REVISÃO NARRATIVA E DIALÓGICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA18_ID6530_01092020225127.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIA CRISTINA BUARQUE DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "MÁRCIA ARAÚJO"
    "autor_email" => "mcbaraujo2000@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO TRAÇAR UMA DISCUSSÃO SOBRE A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NA ESCOLA PARA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL SOB O OLHAR DA PSICANÁLISE. PARA TANTO, UTILIZAMOS COMO METODOLOGIA UMA REVISÃO DE LITERATURA DO TIPO NARRATIVA E DIALÓGICA, COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DOS EDUCANDOS (AS). AS HIPÓTESES LEVANTADAS NESTE TRABALHO ESTÃO RELACIONADAS A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL ENQUANTO PROFISSIONAL ATUANTE NO AMBIENTE ESCOLAR, VISANDO NÃO SOMENTE ATENDER A ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, COMO TAMBÉM, PROMOVER UMA FORMAÇÃO ESCOLAR VOLTADA PARA A SENSIBILIDADE, OBSERVANDO QUE OS SUJEITOS QUE COMPÕE ESSE UNIVERSO COMPLEXO (ESCOLA), SÃO DOTADOS DE ELEMENTOS, SOCIAIS, AFETIVOS E PSÍQUICOS QUE INFLUENCIAM DIRETAMENTE NA SUA APRENDIZAGEM. LOGO, A ANÁLISE DA LITERATURA POSSIBILITOU REFLETIR SOBRE COMO O PSICOPEDAGOGO PODE ATUAR NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR E A PSICANÁLISE É UM VALIOSO APORTE TEÓRICO QUE PODE AUXILIAR NA COMPREENSÃO DE COMO OS ASPECTOS AFETIVOS E INCONSCIENTES REVERBERAM NO DESENVOLVIMENTO DO PSIQUISMO HUMANO E SEUS IMPACTOS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, CONTRIBUINDO PARA A PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO MAIS HUMANA E INCLUSIVA, INDO ALÉM DA PREPARAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.