O PRESENTE ARTIGO É UM ESTUDO QUE APRESENTA COMO OBJETIVO ANALISAR AS CONCEPÇÕES DE DOCENTES ACERCA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONSIDERANDO SUAS PRÁTICAS AVALIATIVAS, EM UMA INSTITUIÇÃO FILANTRÓPICA DE TERESINA. A PESQUISA TEM COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: INVESTIGAR COMO OCORRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS E IDENTIFICAR AS DIFICULDADES DOS ALUNOS NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. COMO EMBASAMENTO TEÓRICO DIALOGAMOS COM AUTORES QUE ESTUDAM A AVALIAÇÃO COMO HOFFMANN (2012); LUCKESI (2011); HAYDT (1997); VALADARES E GRAÇA, (1998); VASCONCELLOS (2005), ENTRE OUTROS. NA PERSPECTIVA METODOLÓGICA DO TRABALHO A PESQUISA É DE ABORDAGEM QUALITATIVA E NATUREZA DESCRITIVA, DE ACORDO COM GIL (2008). PARA PRODUÇÃO DOS DADOS UTILIZAMOS O QUESTIONÁRIO COM QUESTÕES ABERTAS TENDO COMO PARTICIPANTES QUARTO (4) PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. DE ACORDO COM OS RESULTADOS OBTIDOS, OBSERVA-SE QUE TODAS AS DOCENTES PESQUISADAS AFIRMAM QUE AVALIAR ESTÁ RELACIONADA COM A FORMA DE DETECTAR COMO OS ALUNOS ESTÃO SE DESENVOLVENDO, OU SEJA, COMO ESTÃO APRENDENDO. RESSALTA-SE TAMBÉM A AUSÊNCIA DE DIÁLOGO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO NA PERSPECTIVA DA MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO.