SILVA, Alan Elias. A formação docente à luz de uma discussão teórica. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/67633>. Acesso em: 22/12/2024 19:05
OBJETIVA-SE DEBRUÇAR UMA DISCUSSÃO TEÓRICA DOS PROCESSOS FORMATIVOS DOCENTES, O QUAL DEVE LANÇAR MÃO DA EXCLUSIVAMENTE DOS CONTEÚDOS TEÓRICOS, MAS AO MESMO TEMPO CONSIDERAR OS SABRES PRÁTICOS DO PROFESSORADO. DISCUTE-SE QUE A PRÁXIS INTEGRADA AOS PROCESSOS SOCIAIS, CONSTITUI-SE COMO O ESPAÇO E O TEMPO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS FORMADORES, AFINAL NELA ELES VÃO PRODUZINDO SUA PRÁTICA DOCENTE E SE CONSTITUINDO PROFISSIONALMENTE. DIANTE O EXPOSTO, ESTE TRABALHO É EXPLORATÓRIO, FUNDAMENTANDO EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, E BUSCA REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS CONTEXTOS ACADÊMICO E POLÍTICO DE FORMAÇÃO CONTINUADA, QUE EVIDENCIEM ESPAÇOS DE REFLEXÃO PARA O ENVOLVIMENTO DE PROFESSORES NA FORMAÇÃO DE DOCENTE. TRAZ-SE UM À TONA A NECESSIDADE DE CONHECER OS ESPAÇOS DE REFLEXÃO SOBRE AS APRENDIZAGENS CONSTITUÍDAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE FORMADORES EM DETRIMENTO DA ATIVIDADE DOCENTE.