Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA AO SETOR PRODUTIVO: UM ESTUDO PRÁTICO SOBRE O COMPLEXO INDUSTRIAL E PORTUÁRIO DO PECÉM

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, EDUCAÇÃO DE TRABALHADORES, POTENCIALIDADES REGIONAIS, ESTUDOS DE VIABILIDADE TÉCNICA, Pôster (PO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
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Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE TRABALHO ANALISA UM CONJUNTO DE AÇÕES DE GESTÃO, DESENVOLVIDAS AO LONGO DE QUATRO ANOS DE IMPLANTAÇÃO DE UM CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE), NO COMPLEXO INDUSTRIAL E PORTUÁRIO DO PECÉM (CIPP). NO TRABALHO É FEITA UMA SÍNTESE QUALITATIVA DAS INFORMAÇÕES EXISTENTES EM UM ESTUDO SOCIOECONÔMICO PARA IMPLANTAÇÃO DE CURSOS, BEM COMO UMA ANÁLISE SOBRE A CONVERGÊNCIA DO ESTUDO AOS CURSOS EFETIVAMENTE IMPLANTADOS ENTRE 2016 E 2020. TAMBÉM É FEITA UMA ANÁLISE SOBRE A EMPREGABILIDADE DOS EGRESSOS, COM BASE NOS DADOS DE ENCAMINHAMENTO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES, ACUMULADOS PELO CAMPUS DURANTE O PERÍODO. O ESTUDO IDENTIFICOU DIVERSOS ELEMENTOS RELEVANTES PARA O PLANEJAMENTO DAS OFERTAS DE CURSOS, COMO A REDUZIDA OFERTA DE EPT NA REGIÃO, A PREFERÊNCIA DA POPULAÇÃO POR CURSOS DE NÍVEL TÉCNICO EM DETRIMENTO DOS DEMAIS, A INEXISTÊNCIA DE OFERTA DE CURSOS SUPERIORES PÚBLICOS PRESENCIAIS NOS MUNICÍPIOS, E AS ÁREAS DE MAIOR INTERESSE POR CURSOS TANTO DA POPULAÇÃO QUANTO DO SETOR PRODUTIVO. TAMBÉM SÃO APRESENTADOS ALGUNS DADOS DE EMPREGABILIDADE DOS ESTUDANTES, ONDE CONSTATA-SE QUE 78% DOS CONCLUDENTES INGRESSAM NO MUNDO DO TRABALHO DURANTE OU LOGO APÓS O CURSO. ENTRETANTO, OS INDICADORES DE EVASÃO AINDA SÃO REPRESENTATIVOS, O QUE SUSCITA DISCUSSÕES ACERCA DA EFETIVIDADE DESTE TIPO DE PROGRAMA NO CONTROLE DOS INDICADORES DE PERMANÊNCIA E ÊXITO ESTUDANTIL.

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