ESTE TRABALHO ANALISA UM CONJUNTO DE AÇÕES DE GESTÃO, DESENVOLVIDAS AO LONGO DE QUATRO ANOS DE IMPLANTAÇÃO DE UM CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE), NO COMPLEXO INDUSTRIAL E PORTUÁRIO DO PECÉM (CIPP). NO TRABALHO É FEITA UMA SÍNTESE QUALITATIVA DAS INFORMAÇÕES EXISTENTES EM UM ESTUDO SOCIOECONÔMICO PARA IMPLANTAÇÃO DE CURSOS, BEM COMO UMA ANÁLISE SOBRE A CONVERGÊNCIA DO ESTUDO AOS CURSOS EFETIVAMENTE IMPLANTADOS ENTRE 2016 E 2020. TAMBÉM É FEITA UMA ANÁLISE SOBRE A EMPREGABILIDADE DOS EGRESSOS, COM BASE NOS DADOS DE ENCAMINHAMENTO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES, ACUMULADOS PELO CAMPUS DURANTE O PERÍODO. O ESTUDO IDENTIFICOU DIVERSOS ELEMENTOS RELEVANTES PARA O PLANEJAMENTO DAS OFERTAS DE CURSOS, COMO A REDUZIDA OFERTA DE EPT NA REGIÃO, A PREFERÊNCIA DA POPULAÇÃO POR CURSOS DE NÍVEL TÉCNICO EM DETRIMENTO DOS DEMAIS, A INEXISTÊNCIA DE OFERTA DE CURSOS SUPERIORES PÚBLICOS PRESENCIAIS NOS MUNICÍPIOS, E AS ÁREAS DE MAIOR INTERESSE POR CURSOS TANTO DA POPULAÇÃO QUANTO DO SETOR PRODUTIVO. TAMBÉM SÃO APRESENTADOS ALGUNS DADOS DE EMPREGABILIDADE DOS ESTUDANTES, ONDE CONSTATA-SE QUE 78% DOS CONCLUDENTES INGRESSAM NO MUNDO DO TRABALHO DURANTE OU LOGO APÓS O CURSO. ENTRETANTO, OS INDICADORES DE EVASÃO AINDA SÃO REPRESENTATIVOS, O QUE SUSCITA DISCUSSÕES ACERCA DA EFETIVIDADE DESTE TIPO DE PROGRAMA NO CONTROLE DOS INDICADORES DE PERMANÊNCIA E ÊXITO ESTUDANTIL.