O TEXTO TRAZ UMA AN?LISE DAS PROPOSTAS DE FORMA??O DO PEDAGOGO ? QUE S?O VOLTADAS PARA O ENSINO DE CI?NCIAS NA EDUCA??O B?SICA ? EM UMA UNIVERSIDADE P?BLICA. O OBJETIVO ? IDENTIFICAR A IMPORT?NCIA DO PROCESSO FORMATIVO DO PROFESSOR QUE IR? ATUAR NAS S?RIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E QUAIS AS TEND?NCIAS PROPOSTAS NESSA FORMA??O PARA O ENSINO DE CI?NCIAS NA REFERIDA ETAPA DO ENSINO ESCOLAR. PARA A REALIZA??O DO TRABALHO, UTILIZOU-SE O M?TODO QUALITATIVO, REALIZADO ATRAV?S DE UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA E OBSERVA??ES DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO COMPONENTE CURRICULAR: ABORDAGEM TE?RICO-METODOL?GICA DO ENSINO DE CI?NCIAS, NO QUINTO PER?ODO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR?, NO SEGUNDO SEMESTRE DO ANO DE 2019. OS RESULTADOS APONTAM UM DIRECIONAMENTO TE?RICO DIVERSIFICADO, MAS QUE BUSCA VALORIZAR O ENSINO DO CONHECIMENTO CIENT?FICO, SEM, NO ENTANTO, DESPREZAR OS SABERES PR?VIOS DOS ALUNOS, ADQUIRIDOS ATRAV?S DE SUAS RELA??ES COTIDIANAS COM O MUNDO, ONDE PESAM SUAS VIV?NCIAS E EXPERIMENTA??ES POR ELE PROPORCIONADAS. INDICAM UM PROCESSO FORMATIVO VOLTADO PARA DISCUSS?ES E DESENVOLVIMENTO DE PR?TICAS PEDAG?GICAS QUE SEJAM CAPAZES DE PREPARAR O PEDAGOGO PARA ATUAR EM MEIO AOS PROCESSOS EDUCATIVOS VOLTADOS PARA O ENSINO DE CI?NCIAS NAS S?RIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.