MAQUIAVEL VIVENCIOU UM MOMENTO DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA A HISTÓRIA OCIDENTAL. O CHAMADO RENASCIMENTO MARCOU A TRANSIÇÃO DA SOCIEDADE FEUDAL PARA A SOCIEDADE MODERNA. NESTE SENTIDO, NÃO VISTO COMO SIMPLES RUPTURA, ESTE PROCESSO APRESENTOU VÁRIAS MANIFESTAÇÕES EM CAMPOS DISTINTOS DO CONHECIMENTO, ENTRE OS QUAIS, A FILOSOFIA, AS ARTES, HISTÓRIA, ENTRE OUTROS. NESTE QUADRO DE MUDANÇAS PROFUNDAS, DISPUTAS COMERCIAIS, TERRITORIAIS, INSTITUCIONAIS, MORAIS E RELIGIOSAS AGITARAM A EUROPA. ESTE FOI O CONTEXTO EM QUE MAQUIAVEL ESCREVEU SUA PRINCIPAL OBRA: O PRÍNCIPE. ESTA APRESENTA UMA EXPERIÊNCIA QUE VAI DA PLENITUDE À DECADÊNCIA E APRISIONAMENTO DO FLORENTINO. DESTA PERSPECTIVA, ESTE ARTIGO ABORDA SUA IMPORTÂNCIA E ATUALIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS (POLÍTICA) ATRAVÉS DO CONCEITO DE PHÁRMAKON. PARA A CONSTRUÇÃO DE TAL PERSPECTIVA, A METODOLOGIA USADA PARA ESTE TRABALHO ESTÁ PAUTADA EM UMA ANÁLISE DA CITADA OBRA DE MAQUIAVEL E DE ALGUNS COMENTADORES CONSIDERADOS CLÁSSICOS. ASSIM, O PROCESSO ANALÍTICO QUE CULMINOU COM UMA PROPOSTA DE RESTAURAÇÃO DO PRÍNCIPE MOSTROU-SE IMPORTANTE COMO UMA FORMA DE POSTURA RESILIENTE DO SUJEITO DIANTE DAS ADVERSIDADES HISTÓRICAS. COMO RESULTADO DESTA PROPOSTA DE ENSINO, ESTE TRABALHO CONCLUI QUE A RELAÇÃO DO EDUCANDO COM AS OBRAS CLÁSSICAS, QUANDO VOLTADA PARA ANÁLISE DE SUA PRÓPRIA VIDA, SE FAZ ATRAVÉS DA APROXIMAÇÃO DESTA COM A POSSIBILIDADE DE AÇÃO RESILIENTE CONSTRUÍDA COTIDIANAMENTE DURANTE O CURSO.