O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU REFLETIR SOBRE A FUNÇÃO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES E PROFESSORES. PARA TANTO, FORAM APLICADOS 143 QUESTIONÁRIOS ONLINE SEMIESTRUTURADOS COM 4 PERGUNTAS, COM 3 POSSIBILIDADES DE RESPOSTAS (CONCORDO/DISCORDO/CONCORDO EM PARTES), E 1 PERGUNTA ABERTA. ASSIM, OS PRINCIPAIS RESULTADOS FORAM: 91% DOS INDIVÍDUOS QUESTIONADOS CONCORDAM QUE AO AVALIAR OS ALUNOS, PROCURAM CRIAR NOVOS MOMENTOS DE APRENDIZAGEM PARA QUE ESTE POSSA SUPERAR SUAS DIFICULDADES; 66% DISCORDAM QUE A AVALIAÇÃO TRADICIONAL, BASEADA NA APLICAÇÃO DE PROVAS E TESTES, AINDA SE CONSTITUI NO ELEMENTO MAIS EFICAZ PARA SE AVALIAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS; 44% CONCORDAM EM PARTE QUE NÃO NECESSARIAMENTE DEVE-SE PREOCUPAR COM AS FORMAS DE RETRATAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS (NOTAS, CONCEITOS, REGISTROS.), MAS SIM COM A POSTURA FRENTE AO PROCESSO AVALIATIVO; 71% CONCORDAM QUE É PRECISO ATRIBUIR UM SIGNIFICADO AOS INDICATIVOS NUMÉRICOS DAS AVALIAÇÕES. ASSIM, DE ACORDO COM OS RESULTADOS, O PRESENTE TRABALHO SUGERE: PARA QUE A AVALIAÇÃO DEIXE DE SER TÃO TEMIDA, O ALUNO DEVE SABER COMO ESTÁ SENDO AVALIADO E A AVALIAÇÃO PRECISA SER TRANSFORMADA EM OPORTUNIDADE PARA QUE O ALUNO DEMONSTRE TER ADQUIRIDO COMPETÊNCIA COMO ESTUDANTE. A AVALIAÇÃO É UMA QUESTÃO QUE MERECE A REFLEXÃO DOS PROFESSORES, QUE DEVEM SE QUESTIONAR SOBRE OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS, SUA PRODUÇÃO, A FREQUÊNCIA EM QUE OCORREM, OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E OS SEUS OBJETIVOS.