A PRESENTE REFLEXÃO INTENTA CONSIDERAR ALGUNS PRESSUPOSTOS COM BASE NA SIGNIFICATIVA PRODUÇÃO DE PAULO FREIRE, EM ESPECIAL, NA OBRA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO, COMO SUBSÍDIO AO ENFRENTAMENTO DE ANTIGOS DESAFIOS, QUE AINDA PERSISTEM, SOBRETUDO ÀQUELES VOLTADOS PARA A CONSTRUÇÃO DE PROJETOS FORMATIVOS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA. TEM-SE COMO QUESTÃO CENTRAL DESTE ESTUDO: QUAIS ELEMENTOS IMPLICADOS, EM CONTRAPOSIÇÃO AO PARADIGMA VIGENTE, PARA A VIABILIZAÇÃO DE UM PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SUSTENTADO EM CONCEPÇÕES FREIREANAS? SUSTENTAM O ESTUDO E COMUNGAM COM O PENSAMENTO DE FREIRE AUTORES COMO: NÓVOA; SAUL,A.M.; SAUL,A.; GADOTTI,ENTRE OUTROS. A INVESTIGAÇÃO ANCORA-SE EM LEVANTAMENTO TEÓRICO E DOCUMENTAL COMPLEMENTADO PELA PESQUISA QUALITATIVA JUNTO A COORDENADORES PEDAGÓGICOS E PROFESSORES DA EJA, NA CIDADE DE SÃO LUÍS, MARANHÃO, BRASIL, VINCULADA AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO: CURRÍCULO, DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - CÁTEDRA PAULO FREIRE. SEGUNDO OS ACHADOS ESTÁ A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO PERMANENTE DE DOCENTES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS CENTRADA NO COMPROMISSO ÉTICO, POLÍTICO E DEMOCRÁTICO, CIDADÃ E AUTÔNOMO E NUMA PEDAGOGIA DIALÓGICA EMANCIPATÓRIA, LIBERTÁRIA E DE TRANSFORMAÇÃO DO OPRIMIDO PARA UM SUJEITO COGNOSCENTE E AUTOR DE SUA PRÓPRIA HISTÓRIA. ENTRE OS DESAFIOS POSTULADOS ESTÃO A PREMÊNCIA POR AFIRMAÇÕES IDENTITÁRIAS DESSES JOVENS E ADULTOS MEDIANTE A CONCRETIZAÇÃO DA CIDADANIA, JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO, AUTONOMIA, EMANCIPAÇÃO SOCIAL E RESPEITO À DIVERSIDADE. NESSE CONTEXTO, TORNAM-SE FUNDAMENTAIS AS AÇÕES DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS E PROFESSORES NO SENTIDO DE SUPERAR OS ENTRAVES DA EJA SE AMPARADOS NA PERSPECTIVA CRÍTICO ESPERANÇOSA DE FREIRE.