HÁ A NECESSIDADE DE MUDANÇA DE PARADIGMAS EDUCACIONAIS QUE LEVEM EM CONSIDERAÇÃO AS FORMAS DE INTERAÇÃO E CONHECIMENTO DA SOCIEDADE MODERNA. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PRECISAM SER INCORPORADAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM, PRINCIPALMENTE OS APLICATIVOS EDUCACIONAIS E OS DISPOSITIVOS MÓVEIS, OS QUAIS SÃO FERRAMENTAS POTENTES PARA AUXILIAR NA DIDÁTICA. COM O AUXÍLIO DA INTERNET E DOS APLICATIVOS EDUCACIONAIS, O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E A DIDÁTICA TEM ATRAÍDO ALUNOS A UMA NOVA FORMA DE APRENDER. ESTA PESQUISA ANALISOU O USO DOS APLICATIVOS EDUCACIONAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DE SÃO BENTO, ALTO SERTÃO DO ESTADO DA PARAÍBA, PARA INVESTIGAR COMO OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA UTILIZAM OS APLICATIVOS EM SALA DE AULA. ESTE TRABALHO É QUANTI-QUALITATIVO E OS DADOS FORAM COLETADOS ATRAVÉS DE SURVEY. A CONCLUSÃO DO ESTUDO É QUE EXISTEM RECURSOS TECNOLÓGICOS NA MAIORIA DAS ESCOLAS E OS PROFESSORES MOSTRARAM-SE MOTIVADOS EM UTILIZAR OS APLICATIVOS EDUCACIONAIS EM SALA DE AULA. CONTUDO, VERIFICOU-SE QUE A MAIORIA DOS DOCENTES ENFRENTAM PROBLEMAS DE CONECTIVIDADE COM A INTERNET E FALTA DE CAPACITAÇÃO SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS MÓVEIS.