Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INCLUSÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA: PERCEPÇÕES DE DOCENTES EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO FEDERAL

Palavra-chaves: INCLUSÃO, NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS, ENSINO INCLUSIVO, , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
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Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O OBJETIVO DESTE TRABALHO É ANALISAR AS PERCEPÇÕES DOS DOCENTES DE BIOLOGIA DO IFMA, CAMPUS SÃO RAIMUNDO DAS MANGABEIRAS SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADE ESPECÍFICA. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI UM ESTUDO DE CAMPO DE NATUREZA EXPLORATÓRIA COM ABORDAGEM QUANTITATIVA E QUALITATIVA, OS RESULTADOS DA PESQUISA FORAM: 100% DOS ENTREVISTADOS ACHAM QUE É NECESSÁRIO CAPACITAÇÃO PARA OS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO; 50% RESPONDERAM QUE JÁ RECEBERAM TREINAMENTO E/OU ORIENTAÇÃO PARA TRABALHAR COM ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS; 33,2% NÃO SOUBERAM RESPONDER SE TINHAM ALUNOS COM ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA EM SUAS TURMAS; 33.3% DISSERAM QUE TINHA TEMAS RELACIONADOS A PESSOA COM NECESSIDADE EDUCACIONAL ESPECÍFICA NO CURRICULO. AO SEREM INDAGADOS SE NA ESCOLA EXISTE ALGUM RECURSO DE ACESSIBILIDADE, TODOS OS PROFESSORES RESPONDERAM SIM; 83,3% AFIRMARAM QUE NA INSTITUIÇÃO HAVIA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS, ENQUANTO 16,6% NÃO SOUBERAM RESPONDER; 16,6% RESPONDERAM QUE JÁ UTILIZARAM RECURSO TÁTEIS COMO FORMA DE INCLUSÃO. 33,3% RESPONDERAM QUE NÃO CONSIDERAVAM ADEQUADA A INFRAESTRUTURA DO IFMA PARA ATENDER ALUNOS COM DEFICIENCIA E 66,6% DISSERAM QUE O TRANSPORTE ESCOLAR É INADEQUADO .CONCLUI-SE QUE DE ACORDO COM A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE BIOLOGIA DO IFMA, POSSUI AS MESMAS BARREIRAS (ESTRUTURA FÍSICA, TRANSPORTE, RECURSOS DIDÁTICOS, PROFESSORES CAPACITADOS) DAS DEMAIS INTUIÇÕES DE ENSINO PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS. NO ENTANTO, PERCEBE-SE UMA EVOLUÇÃO NO SENTIDO DE APRIMORAR E SUPERAR OS OBSTÁCULOS QUE DIFICULTAM O ACESSO DE TODOS A UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E INCLUSIVA.

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