AS METODOLOGIAS TRADICIONAIS DE ENSINO TÊM COMO CARACTERÍSTICAS O ESTABELECIMENTO DE UMA RELAÇÃO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA QUAL O ALUNO ATUA COMO EXPECTADOR, TENDO, NA MAIORIA DAS VEZES UMA POSTURA PASSIVA, MEMORIZANDO CONTEÚDOS E DIFICILMENTE CONSEGUINDO ESTABELECER UMA CONEXÃO COM O SEU COTIDIANO. MOTIVADOS POR ESSES FATORES, ELABORAMOS UMA PROPOSTA DE REALIZAÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM ATIVA, ALIANDO A ROBÓTICA, COMO ELEMENTO MOTIVADOR, AO ENSINO DE BIOLOGIA. PARA TAL FOI ELEGIDA A METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS. DURANTE ALGUNS MESES ALUNOS DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO FORAM ORIENTADOS A FORMAR SUBGRUPOS COM PLANOS DE TRABALHO ESPECÍFICOS OBJETIVANDO CRIAR DISPOSITIVOS QUE AFERISSEM PARÂMETROS BIOLÓGICOS ATRAVÉS DA TECNOLOGIA ARDUINO. OS PRODUTOS RESULTANTES, NATURE + E CARDIUS+ FORAM SOCIALIZADOS COM A COMUNIDADE ESCOLAR EM UMA FEIRA DE CIÊNCIAS E FORAM MUITO BEM ACEITOS, PERMITINDO UMA VALIOSA EXPERIÊNCIA DE TROCA E APRENDIZADO. O EMPENHO DOS ALUNOS ENVOLVIDOS EM DESENVOLVER O PROJETO, O ATO DE APRENDER PARA ENSINAR E O TRABALHO EM EQUIPE FORAM APONTADORES DE QUE A EXPERIÊNCIA PROPICIOU UM APRENDIZADO SIGNIFICATIVO E CONTEXTUALIZADO COM A ATIVIDADE PROFISSIONAL QUE OS ALUNOS DEVERÃO DESENVOLVER APÓS SUA FORMAÇÃO.