FORMAÇÃO DO LATIM FORMARE QUE SIGNIFICA AÇÃO DE FORMAR, DAR FORMA E IR CONSTITUINDO UMA PESSOA. NO ÂMBITO DO SER DOCENTE A FORMAÇÃO É MULTIFACETADA, OCORRENDO EM MEIOS A PROCESSOS MÚLTIPLOS DE CARÁTER FORMALIZADO E NÃO FORMALIZADO. ESTE TRABALHO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA QUE VISA DESCREVER AS REFLEXÕES E VIVÊNCIAS EXPERIMENTADAS PELO PESQUISADOR, UM DOCENTE RECÉM-FORMADO (AUTOR DA PESQUISA) EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, NO PROCESSO DE LEITURA DO LIVRO ENSINO HÍBRIDO: PERSONALIZAÇÃO E TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE ORGANIZAÇÃO DE LILIAN BACICH, ADOLFO TANZI NETO E FERNANDO DE MELLO TREVISANI. A LEITURA DO LIVRO PERMITIU REFLEXÕES QUE VÃO DESDE A CONCEPÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO DO PESQUISADOR ATÉ SUA FUTURA PRÁTICA EM SALA DE AULA, PASSANDO POR INTERMÉDIOS RELACIONADOS À SUA FORMAÇÃO ENQUANTO SER DOCENTE E O SEU CONHECIMENTO TEÓRICO SOBRE O ENSINO HÍBRIDO. DURANTE TODO PROCESSO, A VISÃO E ENTENDIMENTO DO PESQUISADOR SOBRE AS FUNÇÕES DA ESCOLA, OS MODELOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM REALIZADOS POR ELA E O PAPEL DO PROFESSOR E DO ALUNO NESSES MODELOS ESTIVERAM ATRAVESSADOS PELAS DISCUSSÕES TRAZIDAS NO CONTEXTO DO LIVRO. ALÉM DISSO, O LIVRO PERMITIU TER ACESSO AOS RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE DOCENTES ACERCA DE SUAS EXPERIMENTAÇÕES DO MODELO DE ENSINO HÍBRIDO NAS TURMAS DE ENSINO BÁSICO. A PARTIR DESTE RELATO É POSSÍVEL PERCEBER A EXTREMA IMPORTÂNCIA QUE O PROCESSO DE FORMAÇÃO AUTÔNOMA POSSUI PARA A CONSTITUIÇÃO DO SER ENQUANTO DOCENTE.