Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMPREENSÕES DE LICENCIANDOS SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO DA TECNODOCÊNCIA

Palavra-chaves: INTERDISPLINARIDADE LICENCIATURA. FORMAÇÃO DOCENTE, TECNODOCÊNCIA LICENCIATURA. FORMAÇÃO DOCENTE., LICENCIATURA, FORMAÇÃO DOCENTE, Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68178
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1124
    "inscrito_id" => 5795
    "titulo" => "COMPREENSÕES DE LICENCIANDOS SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO DA TECNODOCÊNCIA"
    "resumo" => "O OBJETIVO DA PESQUISA É DESCREVER AS COMPREENSÕES DE INTERDISCIPLINARIDADE APRESENTADAS PELOS LICENCIANDOS CURSISTAS DA DISCIPLINA TECNODOCÊNCIA NO SEU CONTATO INICIAL E APÓS VIVENCIAREM UMA EXPERIÊNCIA TECNODOCENTE. A PROBLEMÁTICA QUE IMPULSIONA ESSA PESQUISA ESTÁ RELACIONADA AO CONCEITO DE INTERDISCIPLINARIDADE E SUA ESCASSA APLICAÇÃO NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, IMPACTANDO ASSIM EM UMA POSTERIOR PRÁTICA DOCENTE DOS LICENCIANDOS EM PROCESSO FORMATIVO. PARA ISSO, FOI  REALIZADA UMA PESQUISA QUALITATIVA DESCRITIVA, COM 18 LICENCIANDOS, ORIUNDOS DE 6 ÁREAS DISCIPLINARES, MATRICULADOS NA DISCIPLINA TECNODOCÊNCIA NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2019. SUBDIVIDIU-SE EM: PLANEJAMENTO, ONDE FOI REALIZADA A ELABORAÇÃO DO PROJETO E DA ESCOLHA DE QUE INSTRUMENTOS E BASE DE DADOS SERIAM UTILIZADOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA, COLETA DE DADOS COM APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO DE SONDAGEM E DO QUESTIONÁRIO DE AUTOAVALIAÇÃO, E ANÁLISE A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO DIRETA DOS DADOS E DA ORGANIZAÇÃO POR MEIO DE PLANILHA ELETRÔNICA COM A DISTRIBUIÇÃO EM FREQUÊNCIAS ABSOLUTAS E O CÁLCULO DAS FREQUÊNCIAS RELATIVAS PARA CADA ELEMENTO DISTRIBUÍDO DENTRO DAS DUAS CATEGORIAS DEFINIDAS. CONSTATOU-SE QUE, APÓS VIVENCIAREM UMA EXPERIÊNCIA TECNODOCENTE, OS LICENCIANDOS PASSARAM A INTEGRAR EM SUAS COMPREENSÕES DE INTERDISCIPLINARIDADE NÃO SOMENTE ASPECTOS RELACIONADOS A CONEXÕES ENTRE DUAS OU MAIS ÁREAS DE SABER, MAS TAMBÉM SEU POTENCIAL DE APRENDIZAGEM MÚTUA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO POR MEIO DELA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "INTERDISPLINARIDADE LICENCIATURA. FORMAÇÃO DOCENTE, TECNODOCÊNCIA LICENCIATURA. FORMAÇÃO DOCENTE., LICENCIATURA, FORMAÇÃO DOCENTE, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID5795_31082020173847.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELLE GONZAGA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DANIELLE GONZAGA"
    "autor_email" => "daniellegonzaga9@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA"
    "autor_imagem" => "5f479f8e4bcbf_27082020_085702.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68178
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1124
    "inscrito_id" => 5795
    "titulo" => "COMPREENSÕES DE LICENCIANDOS SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO DA TECNODOCÊNCIA"
    "resumo" => "O OBJETIVO DA PESQUISA É DESCREVER AS COMPREENSÕES DE INTERDISCIPLINARIDADE APRESENTADAS PELOS LICENCIANDOS CURSISTAS DA DISCIPLINA TECNODOCÊNCIA NO SEU CONTATO INICIAL E APÓS VIVENCIAREM UMA EXPERIÊNCIA TECNODOCENTE. A PROBLEMÁTICA QUE IMPULSIONA ESSA PESQUISA ESTÁ RELACIONADA AO CONCEITO DE INTERDISCIPLINARIDADE E SUA ESCASSA APLICAÇÃO NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, IMPACTANDO ASSIM EM UMA POSTERIOR PRÁTICA DOCENTE DOS LICENCIANDOS EM PROCESSO FORMATIVO. PARA ISSO, FOI  REALIZADA UMA PESQUISA QUALITATIVA DESCRITIVA, COM 18 LICENCIANDOS, ORIUNDOS DE 6 ÁREAS DISCIPLINARES, MATRICULADOS NA DISCIPLINA TECNODOCÊNCIA NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2019. SUBDIVIDIU-SE EM: PLANEJAMENTO, ONDE FOI REALIZADA A ELABORAÇÃO DO PROJETO E DA ESCOLHA DE QUE INSTRUMENTOS E BASE DE DADOS SERIAM UTILIZADOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA, COLETA DE DADOS COM APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO DE SONDAGEM E DO QUESTIONÁRIO DE AUTOAVALIAÇÃO, E ANÁLISE A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO DIRETA DOS DADOS E DA ORGANIZAÇÃO POR MEIO DE PLANILHA ELETRÔNICA COM A DISTRIBUIÇÃO EM FREQUÊNCIAS ABSOLUTAS E O CÁLCULO DAS FREQUÊNCIAS RELATIVAS PARA CADA ELEMENTO DISTRIBUÍDO DENTRO DAS DUAS CATEGORIAS DEFINIDAS. CONSTATOU-SE QUE, APÓS VIVENCIAREM UMA EXPERIÊNCIA TECNODOCENTE, OS LICENCIANDOS PASSARAM A INTEGRAR EM SUAS COMPREENSÕES DE INTERDISCIPLINARIDADE NÃO SOMENTE ASPECTOS RELACIONADOS A CONEXÕES ENTRE DUAS OU MAIS ÁREAS DE SABER, MAS TAMBÉM SEU POTENCIAL DE APRENDIZAGEM MÚTUA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO POR MEIO DELA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "INTERDISPLINARIDADE LICENCIATURA. FORMAÇÃO DOCENTE, TECNODOCÊNCIA LICENCIATURA. FORMAÇÃO DOCENTE., LICENCIATURA, FORMAÇÃO DOCENTE, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID5795_31082020173847.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELLE GONZAGA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DANIELLE GONZAGA"
    "autor_email" => "daniellegonzaga9@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA"
    "autor_imagem" => "5f479f8e4bcbf_27082020_085702.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O OBJETIVO DA PESQUISA É DESCREVER AS COMPREENSÕES DE INTERDISCIPLINARIDADE APRESENTADAS PELOS LICENCIANDOS CURSISTAS DA DISCIPLINA TECNODOCÊNCIA NO SEU CONTATO INICIAL E APÓS VIVENCIAREM UMA EXPERIÊNCIA TECNODOCENTE. A PROBLEMÁTICA QUE IMPULSIONA ESSA PESQUISA ESTÁ RELACIONADA AO CONCEITO DE INTERDISCIPLINARIDADE E SUA ESCASSA APLICAÇÃO NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, IMPACTANDO ASSIM EM UMA POSTERIOR PRÁTICA DOCENTE DOS LICENCIANDOS EM PROCESSO FORMATIVO. PARA ISSO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA QUALITATIVA DESCRITIVA, COM 18 LICENCIANDOS, ORIUNDOS DE 6 ÁREAS DISCIPLINARES, MATRICULADOS NA DISCIPLINA TECNODOCÊNCIA NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2019. SUBDIVIDIU-SE EM: PLANEJAMENTO, ONDE FOI REALIZADA A ELABORAÇÃO DO PROJETO E DA ESCOLHA DE QUE INSTRUMENTOS E BASE DE DADOS SERIAM UTILIZADOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA, COLETA DE DADOS COM APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO DE SONDAGEM E DO QUESTIONÁRIO DE AUTOAVALIAÇÃO, E ANÁLISE A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO DIRETA DOS DADOS E DA ORGANIZAÇÃO POR MEIO DE PLANILHA ELETRÔNICA COM A DISTRIBUIÇÃO EM FREQUÊNCIAS ABSOLUTAS E O CÁLCULO DAS FREQUÊNCIAS RELATIVAS PARA CADA ELEMENTO DISTRIBUÍDO DENTRO DAS DUAS CATEGORIAS DEFINIDAS. CONSTATOU-SE QUE, APÓS VIVENCIAREM UMA EXPERIÊNCIA TECNODOCENTE, OS LICENCIANDOS PASSARAM A INTEGRAR EM SUAS COMPREENSÕES DE INTERDISCIPLINARIDADE NÃO SOMENTE ASPECTOS RELACIONADOS A CONEXÕES ENTRE DUAS OU MAIS ÁREAS DE SABER, MAS TAMBÉM SEU POTENCIAL DE APRENDIZAGEM MÚTUA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO POR MEIO DELA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.