PARTINDO DO ENTENDIMENTO DE QUE É NECESSÁRIO VIABILIZAR UM ENSINO DE LÍNGUA MATERNA MAIS PRODUTIVO E DESCRITIVO, QUE NÃO SE LIMITE À EXPLORAÇÃO DA NORMA PADRÃO OU DA VARIEDADE CULTA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO, O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO GERAL DISCUTIR A RELEVÂNCIA DO ENSINO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO. COM EFEITO, ESTA PESQUISA DISCORRE A RESPEITO DAS PARTICULARIDADES INERENTES AO FENÔMENO DA VARIAÇÃO, CONCEITUANDO E PROBLEMATIZANDO O PRECONCEITO LINGUÍSTICO E FAZENDO UMA ANÁLISE, INCLUSIVE, DO QUE NORTEIAM OS PRINCIPAIS DOCUMENTOS DA EDUCAÇÃO PARA O ENSINO LINGUÍSTICO NO ENSINO MÉDIO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA QUE TEVE COMO EMBASAMENTO TEÓRICO AS CONTRIBUIÇÕES DE ESTUDIOSOS LINGUISTAS E, DE MODO ESPECIAL, PESQUISADORES DA SOCIOLINGUÍSTICA VARIACIONISTA, CUJOS CONCEITOS FORAM IMPORTANTES PARA CONDUZIR A DISCUSSÃO SOBRE O TEMA, A EXEMPLO DE BAGNO (2002, 2003, 2007), BRASIL (1998), BORTONI-RICARDO (2005), CAGLIARI (1990), LABOV (2008), DENTRE OUTROS. VERIFICOU-SE QUE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO SEGMENTO DO ENSINO MÉDIO DEVE CONSIDERAR, ALÉM DO ENSINO DA VARIEDADE CULTA, UMA ANÁLISE ABRANGENTE DOS FENÔMENOS LINGUAJEIROS PARA QUE OS ALUNOS TENHAM UMA MAIOR APRENDIZAGEM E CONHEÇAM AS VARIANTES LINGUÍSTICAS CONTESTANDO, ASSIM, O PRECONCEITO LINGUÍSTICO. RESSALTA-SE QUE OS DOCUMENTOS DIRECIONADORES DA PRÁTICA DOCENTE NESTA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, COMO OS PCNEM, SUGEREM UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA QUE CONTEMPLE A EXPLORAÇÃO DE DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS QUE POSSAM EXEMPLIFICAR OS DIVERSOS USOS DA LINGUAGEM.