OS AVAN?OS TECNOL?GICOS DA INFORMA??O E COMUNICA??O EST?O PRESENTES NO COTIDIANO DAS VIDAS DE TODAS AS PESSOAS, ASSIM, ? PRECISO EXPLORAR POSITIVAMENTE ESSES INSTRUMENTOS, ESPECIALMENTE, NO AMBIENTE ESCOLAR, DE FORMA A APRIMORAR O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. O OBJETIVO GERAL DESTE ARTIGO ?: ANALISAR POSSIBILIDADES PEDAG?GICAS DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMA??O E COMUNICA??O (TICS) EM SALA DE AULA, PODENDO APRIMORAR A COMUNICA??O PROFESSOR/ALUNO E GERAR AVAN?OS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. PARA O ALCANCE DESTE OBJETIVO TRA?ADO, FOI DESENVOLVIDO UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA, COM M?TODO EXPLORAT?RIO E AN?LISE QUALITATIVA, CONSISTENTE NA LEITURA DE DIVERSOS PESQUISADORES COM INFORMA??ES DISPONIBILIZADAS EM DIFERENTES FONTES, ESCLARECENDO SOBRE AS M?DIAS NO APRIMORAMENTO DA EDUCA??O. CONCLUIU-SE QUE UNICAMENTE A DISPONIBILIDADE DE RECURSOS TECNOL?GICOS N?O ? FATOR DE MELHORIA DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, POR ISSO ? IMPORTANTE QUE PROFESSORES/ALUNOS TENHAM CONHECIMENTO SOBRE TAIS INSTRUMENTOS, PARA QUE ESSA TECNOLOGIA SEJA USADA COM FOCO NA MOTIVA??O E ENCANTAMENTO DOS ALUNOS VISANDO UMA APRENDIZAGEM CRIATIVA E CR?TICA. PORTANTO, AS TECNOLOGIAS EXISTEM H? MUITO TEMPO E, PERPETUAM AT? OS DIAS ATUAIS COM PROGRAMAS QUE BUSCAM LEVAR A MESMA PARA TODAS AS REGI?ES, POR?M, AS ESCOLAS AINDA N?O EST?O TOTALMENTE EQUIPARADAS PARA SUA EFIC?CIA E EFICI?NCIA, MAS, PARA ISSO AS M?DIAS DEVEM SE APRESENTAREM COMO AVAN?OS NA EDUCA??O OPORTUNIZANDO TREINAMENTOS AOS DOCENTES.