ALOCADO DENTRO DAS REFLEXÕES ACERCA DAS POSSIBILIDADES DEMOCRÁTICAS DE UMA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA E INCLUSIVA COM USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS (FIORINI E MANZINI, 2014) UM DOS AUTORES QUE TRATAM DO APORTE TEÓRICO, ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO TRAZER UMA INVESTIGAÇÃO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DA PERIFERIA DE MACEIÓ, NO DESENROLAR DE SUA PRÁXIS PEDAGÓGICA PARA ATIVIDADES FÍSICAS ADAPTADA, O QUAL (SOUZA, 2014) ABORDA SEU SUPORTE DE ENSINO PARA ALUNOS AUTISTAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II COM ALGUMA DEFICIÊNCIA MOTORA, INTELECTUAL. POR MEIO DE (THIOLLENT, 1984) O QUAL LEVANTA A OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA E O INSTRUMENTO DO QUESTIONÁRIO APLICADO JUNTO AOS PROFESSORES, A INVESTIGAÇÃO LEVANTOU INFORMAÇÕES IMPORTANTES ACERCA DA DINÂMICA DA INSTITUIÇÃO PEDAGÓGICA. COMO RESULTANTE DA OBSERVAÇÃO, (LAKATOS E MARCONI, 2006), DESNUDANDO-SE A RELEVÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO, ASSIM, CRIANDO QUESTÕES COMO A FALTA DE CONHECIMENTO DOS PROFESSORES ACERCA DA PARTICULARIDADE DAS DEFICIÊNCIAS E CARÊNCIA DA ESCOLA EM ATENDER A HETEROGENEIDADE DO SEU PÚBLICO, (FERREIRA, 2013), COMO TAMBÉM VERIFICOU-SE TENTATIVAS POR PARTE DO PROFISSIONAL DE PROPOR ATIVIDADES ADAPTADAS COM USO DE TA. POR FIM, ESTA OBSERVAÇÃO PERMITIU UMA MIRADA ENTRE PRÁTICA E TEORIA E DEIXOU MUITO CLARO QUE A PROBLEMÁTICA DE UMA ATIVIDADE ADAPTADA JAMAIS DEVERÁ SER SILENCIADA NAS ESCOLARES, AO CONTRÁRIO, A EDUCAÇÃO FÍSICA NÃO PODERÁ NUNCA SE DEFINIR COMO CONSTITUI (BRASIL, 1990; 2010), UM SABER INCLUSIVO RUMO À UMA SOCIEDADE MAIS DEMOCRÁTICA, ASSIM A TA PODE OFERECER CARACTERÍSTICA INTERDISCIPLINAR, QUE ENGLOBA PRODUTOS, RECURSOS, METODOLOGIAS, ESTRATÉGIAS, PRÁTICAS E SERVIÇOS, VISANDO SUA AUTONOMIA, INDEPENDÊNCIA, QUALIDADE DE VIDA E INCLUSÃO SOCIAL.