O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL CONCILIADA COM O QUE ABORDA A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, VERIFICANDO QUAIS ELEMENTOS APONTADOS NESSE DOCUMENTO PODERÃO SER CONSIDERADOS. CONSTRUÍDA A PARTIR DA ABORDAGEM QUALITATIVA E ESTUDO BIBLIOGRÁFICO, A PESQUISA LANÇOU MÃO DA REFLEXÃO PRODUZIDA POR ALGUNS AUTORES ABALIZADOS SOBRE O TEMA, COMO TARDIF (2002), FREIRE (2009), CAMPOS E BARBOSA (2015); CESARI, SOUSA E CUNHA (2016) E MELLO E SUDBRACK (2019). O ESTUDO PROPOSTO CONSTATOU A NECESSIDADE URGENTE E CONSTANTE DA FORMAÇÃO DOS EDUCADORES NA PERSPECTIVA DA CONCILIAÇÃO DA BNCC COM AS EXIGÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, VISANDO A ASSEGURAR UMA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE JUSTA, DEMOCRÁTICA E INCLUSIVA.